O município de Iguatemi encontra sua economia forte na produção de soja, milho, leite, aves e bovinos através do agronegócio. Vista a autonomia do setor e de olho e atento í s outras demandas do setor produtivo, a administração municipal do prefeito Lídio Ledesma, desde que assumiu, em janeiro deste ano, vem buscando alternativas para alavancar também a agricultura familiar.
O primeiro passo foi dado nesta segunda-feira (22), onde, durante reunião em Campo Grande entre os secretários de desenvolvimento econômico José Carlos dos Santos e o de administração Delsio Sovernigo com o diretor presidente da Agáncia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer/MS), André Nogueira Borges, foi tratado sobre o convánio de parceria de assistáncia técnica, novas patrulhas mecanizadas, insumos agrícolas e outras demandas importantes para o setor, como na implantação do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar.
BANCO DE CALCíRIO
O auxílio na criação do Banco de Calcário em Iguatemi foi também uma das pautas prioritárias da reunião.
âEm nossos atendimentos aos pequenos produtores, o pedido por calcário está entre um dos mais recorrentes, então, ver essa ação sendo caminhando em nossa gestão é uma satisfação e a certeza que há um interesse em dar condições para o agricultor familiar ser competitivo no mercadoâ, afirmou o secretário âCarlinhos Magroâ.
Atualmente, Iguatemi conta com quatro comunidades assentadas (N. Sra. Auxiliadora, Rancho Loma, Colorado e São Luis), onde vivem aproximadamente 500 famílias de pequenos produtores rurais tradicionais.
Fonte: Ascom – Anailton Batista
2021-02-23 15:30:00