33.5 C
Amambai
sexta-feira, 1 de março de 2024

Capacitando profissionais, Saúde aborda prevenção da gravidez na adolescência e planejamento familiar

A fim de garantir o acesso à informação e educação sexual abrangente, além de oferecer suporte, aconselhamento e opções de contraceptivos modernos e acessíveis, são medidas fundamentais para prevenir gravidez não planejada. A prefeitura de Japorã, através da Secretaria Municipal de Saúde, capacitou dois profissionais da atenção básica para a inserção do implante subdérmico hormonal, conhecido pelo nome de Implanon®️.

O implante é inserido debaixo da pele, na região do braço, e oferece até 3 anos de proteção. Nesse período, o implante libera diariamente, na corrente sanguínea, as doses necessárias de hormônio, evitando assim, a gravidez. O método é uma importante ferramenta para minimizar os índices de gravidez indesejada no município. Segundo o Secretário Rildo: “temos observado um número alto de adolescentes gestantes e não buscam a unidade de saúde para as devidas e necessárias orientações em busca de métodos contraceptivos”.

Essa é mais uma opção contraceptiva oferecida na área de Planejamento Familiar da SMS, que já conta com o anticoncepcional oral e injetável, DIU, preservativos e esterilização cirúrgica. As interessadas deverão procurar o Serviço Social da Saúde para esclarecer suas dúvidas e saber se o seu perfil encaixa nos critérios de elegibilidade.

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.