15.3 C
Amambai
domingo, 26 de maio de 2024

Saúde de Caarapó convoca população com idade a partir de 6 meses para se vacinar contra gripe

Diante do preocupante aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó acaba de emitir alerta epidemiológico com vistas a chamar a atenção da população acerca da situação atual e fornecer orientações importantes para proteger a saúde de todos. A vacinação contra a gripe, em nível municipal, é a principal ação preventiva.

Sobre a situação epidemiológica, as autoridades ponderam que, nos últimos dias, observou-se um significativo aumento na incidência de SRAG em crianças, especialmente aquelas com idades entre seis meses e quatro anos e a lotação dos hospitais do Estado de MS está atingindo níveis críticos devido à alta demanda por atendimento médico para casos de SRAG, dengue e pneumonias, tendo, inclusive, o município de Campo Grande decretado situação de emergência em saúde pública devido à gravidade das ocorrências.

Diante desse quadro, a orientação é que a população busque a vacina contra gripe. “Informamos que o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para toda a população acima de seis meses de idade. Pedimos aos pais e responsáveis que levem as crianças para serem vacinadas o mais breve possível, pois a gripe pode aumentar o risco de complicações respiratórias, incluindo a SRAG”, alerta a Secretaria de Saúde de Caarapó.

De acordo com o órgão de Saúde municipal, é importante que qualquer pessoa com sintomas de gripe, bem como seus cuidadores e profissionais de saúde que os atendem, usem máscaras faciais para reduzir o risco de transmissão do vírus respiratório. “Caso você ou seu filho apresente sintomas como dificuldade para respirar, febre persistente, tosse intensa e prostração, recomendamos procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado”, pontua o alerta, acrescentando que, além das medidas específicas mencionadas, é importante seguir as diretrizes gerais de prevenção, incluindo a prática regular de higiene das mãos e distanciamento social sempre que possível, evitando aglomerações.

O secretário municipal de Saúde de Caarapó, Vinicio de Faria e Andrade, pede a colaboração de todos os moradores de Caarapó para enfrentar essa situação desafiadora. “Juntos podemos adotar medidas preventivas eficazes e proteger a saúde de nossa comunidade, especialmente nossas crianças. Por favor, compartilhe esta informação com familiares, amigos e vizinhos para garantir que todos estejam cientes e tomem as precauções necessárias”, recomenda o secretário.

De acordo com o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização, a vacinação contra gripe – com previsão de prosseguir até 31 de maio – está ocorrendo no PAM e em todas as unidades de saúde da sede do município, distritos e reserva indígena, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.