Ainda por parte do Conisul, o município de Japorã foi representado pelo seu prefeito eleito Victor da Cunha Rosa, o “Malaquias” (PSDB), que estava acompanhado pela sua vice-prefeita Ana Cristina Teodoro de Oliveira, a “Aninha”, também do PSDB, e a prefeita eleita de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade (PSDB), que inclusive é a atual vice-prefeita do município, foi representada na reunião, em Amambai, pelo seu vice-prefeito eleito, Evaldo Carlos de Souza, do PSD.
O município de Eldorado foi representado pela sua prefeita eleita Fabiana Maria Lorenci (PP). Fabiana, que é a atual vice-prefeita de Eldorado, estava acompanhada pela sua vice-prefeita eleita, Simoni Palonis da Silva, que também é do PP.
Itaquiraí foi representado pelo seu prefeito reeleito, Talles Tomazelli (PSDB), que inclusive está colocando seu nome à disposição para disputar, em 2025, a presidência da Assomasul, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul.
O prefeito eleito de Naviraí, Rodrigo Sacuno (PL), foi representado na reunião pelo seu coordenador da equipe de transição de gestão, o ex-vereador, em Amambai, Luiz Henrique de Almeida Bruno, o prefeito de Juti, Gilson Cruz (PSDB), foi representado pelo seu vice-prefeito eleito, Elicio Rocha, o “Mano” (PSD), que inclusive é vereador no município, e Caarapó foi representada pela sua prefeita eleita, Maria Lurdes Portugal, a “Professora Lurdes” (PL), que estava acompanhada pela sua vice-prefeita eleita, Jéssica Valério.
Por parte do Consórcio Sul-Fronteira, além de Amambai, representada pelo anfitrião, prefeito eleito Sérgio Barbosa, Aral Moreira foi representada pela prefeita eleita Elaine Aparecida Soligo, a “Dra. Elaine”, do MDB, Laguna Carapã foi representada pelo prefeito eleito, Itamar Bilibio (MDB) e Antônio João foi representada pelo prefeito reeleito Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, o “Marcelo Pé”, do PSDB.
Ponta Porã, que também faz parte do Consórcio Sul-Fronteira, não enviou representante para a reunião, já o município de Itaporã, que participou como convidado, foi representado pelo seu prefeito eleito Tiago Carbonaro, do Partido Progressista.
Debates e orientações
Durante o evento, que aconteceu na sede da ACIA, a Associação Comercial e Empresarial de Amambai, os prefeitos e vice-prefeitos eleitos no último dia 6 de outubro falaram sobre as particularidades de seus municípios, compartilharam e sanaram, junto aos prefeitos reeleitos ou que já ocuparam o cargo no passado e agora retornam para novo mandato, dúvidas referentes ao início da gestão.
O empresário e produtor rural, em Amambai, Christiano Bortolotto, apresentou durante o ato uma palestra, com material detalhando, com dados da Aprosoja-MS e da Assomasul, sobre o potencial de crescimento econômico de Amambai e dos demais municípios da região.
O prefeito eleito de Amambai, Sérgio Barbosa, que é contador, já administrou o município por dois mandatos e, em sua atividade privada, presta consultoria contábil para empresas de diversos segmentos, também proferiu uma palestra destinada aos prefeitos e às prefeitas eleitas, detalhando o passo a passo para a realização de um processo de transição de gestão mais eficiente.
Ao final do evento, em entrevista a reportagem do Grupo A Gazeta, o anfitrião, Sérgio Barbosa, destacou e agradeceu os representantes dos 17 municípios que estiveram presentes na Roda de Conversa e enfatizou a importância do diálogo entre os gestores municipais para desenvolver a região e melhorar a qualidade de vida da população.
O Governo de Mato Grosso do Sul foi representado durante a reunião pelo secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, que estava acompanhado pelos integrantes de sua equipe, Tião Silva, que também já foi vereador em Amambai, e Dorival Betini.
Na ocasião, Eduardo Rocha reforçou o que já tinha falado o governador Eduardo Riedel em encontro com os prefeitos eleitos e reeleitos no começo da semana, em Campo Grande, que o Governo do Estado vai tratar todos os municípios, levando ações e investimentos de forma igualitária, mantendo uma gestão municipalista, independente do posicionamento político do prefeito ou da prefeita eleita no último 6 de outubro.
O encontro de prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos também contou com a presença do presidente da ACIA, o advogado Dr. Bruno Anderson Matos e Silva, do atual vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, do delegado titular de Polícia Civil local, Dr. Guilherme Tiago de Andrade, e do comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Amambai, major Ryo Sato, além do vereador reeleito em Amambai, Paulo Sérgio Gomes, o “Paulo Sérgio Locutor”, e do presidente do PP (Partido Progressista) em Amambai, o produtor rural Ronan Nunes da Silva, entre outras personalidades.