26.8 C
Amambai
quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Com foco na implementação de projetos, Agepen participa de reunião com vencedores do último Prêmio de Gestão Pública

Premiados na 15ª edição do Prámio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, no ano passado, representantes da Agáncia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participaram, nessa terça-feira (15.6), de uma reunião virtual com outros vencedores. O encontro teve como objetivo a implementação prática dos projetos pelo Laboratório de Eficiáncia e Inovação na Gestão do estado (LAB-GEIMS).

Gerido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com apoio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), o laboratório foi implantado em setembro do ano passado, após assinatura do contrato de cooperação mútua entre a Universidade e o Governo de MS e conta com suporte da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciáncia e Tecnologia de MS (Fundect).

;"Por videoconferáncia, o encontro reuniu vencedores do último Prámio de Gestão Pública, além de gestores de diferentes instituições

Segundo o superintendente de Gestão Estratégica, Thaner Castro Nogueira, o objetivo é dar continuidade e aplicação desses projetos premiados. “A intenção é aproveitar as ideias, para dar sentido prático ao Prámio e, no final, quem ganha com tudo isso é a sociedade, que é a nossa missão como gestores públicos”, afirmou.

O “Mãos Solidárias” foi desenvolvido pela diretora de Assistáncia Penitenciária da Agepen (DAP), Elaine Arima Xavier Castro, e a chefe da Divisão de Trabalho Prisional (DTP), Elaine Alencar Cecci. A iniciativa consistiu na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por reeducandos para o enfrentamento da Covid-19.

O projeto levou a segunda colocação na categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”. Com iní­cio em março de 2020, foram confeccionadas mais de 200 mil peças com mão de obra prisional, entre máscaras de proteção, capotes, privativos,  gorros, propés, aventais, entre outros.

Durante a reunião virtual, Elaine Cecci explicou sobre o desenvolvimento do projeto e o alcance além das expectativas. “Inicialmente era para atender a demanda interna do sistema penitenciário, mas a produção alcançou mais de 80 instituições públicas, sociais e hospitais, em 32 diferentes municí­pios do estado, além de outros dois distritos”, comemorou.

Ao todo, foram ativados 22 polos de produção em unidades penais distribuí­das em 16 cidades do estado. “Essa produção foi fundamental, principalmente, no momento de grande escassez no mercado, como aconteceu no iní­cio da pandemia”, finalizou Cecci.

;"Pela Agepen, participaram a chefe da DTP, Elaine Cecci (í  esquerda); o diretor-presidente, Aud Chaves e a diretora da DAP, Elaine Arima

As frentes de produção envolveram o trabalho de 150 reeducandos e funcionaram até dezembro do ano passado. O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que o sistema penitenciário está í  disposição para a reativação das oficinas. “Dispomos de mão de obra e maquinários instalados em espaços adequados, prontos para contribuir com ações positivas que impactam diretamente a sociedade”, concluiu o dirigente.

Todos os servidores premiados também realizaram uma breve apresentação sobre seus projetos. De acordo com o coordenador do LAB-GEIMS, prof. Mateus Boldrine Abrita, será elaborado um plano de ação nos próximos meses para identificar as necessidades e estudar a viabilidade das implementações.

“Ficamos honrados em participar desse evento com tantos projetos estratégicos e fundamentais para a sociedade do nosso estado. São projetos que mudam diretamente a vida das pessoas”, parabenizou Mateus, que é doutor em Economia e docente na UEMS.

O dirigente da Fundação Escola de Governo (EscolaGov), Wilton Paulino Junior, ressaltou que a instituição está sempre pronta para contribuir e a implementação dessas iniciativas será de extrema importância para possibilitar maior visibilidade da premiação e da gestão pública como um todo.

Também participaram do encontro virtual o reitor da UEMS, prof. Laércio de Carvalho; além de servidores públicos estaduais convidados.

Fonte: Tatyane Santinoni, Agepen

2021-06-17 08:15:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.