A rede municipal de Saúde de Caarapó já vacinou 75,57% da população do município, que é estimada em 30.593 habitantes. A informação é do Vacinômetro Covid-19, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (https://mais.saude.ms.gov.br/vacinometro/index.html).
Esse percentual reflete o número de pessoas que receberam duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19 e estão parcialmente imunizados. Os totalmente imunizados â que tomaram duas doses ou dose única â atingem 61,92% dos caarapoenses, muito próximos da chamada imunidade coletiva, que é de aproximadamente 70%.
Em Mato Grosso do Sul, a população parcialmente imunizada é de 76,20%. Os totalmente imunizados representam 56,26% – números acima da média nacional, que até o último domingo (26) indicavam 67,76% da população brasileira parcialmente imunizada e 40,64% totalmente imunizada, segundo publicou o G1.
Apesar do avanço da vacinação em Caarapó, perto de atingir a imunidade coletiva, as autoridades de saúde reforçam a necessidade da manutenção das medidas preventivas de contágio do coronavírus. O aconselhamento é no sentido de que se mantenha o uso de máscara facial e a constante higienização das mãos com álcool em gel, além do distanciamento social seguro.
Boletim divulgado pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica de Caarapó, com data de 24 de setembro, indicava a inexistáncia de casos de isolamento por Covid-19 no município. âEsse é mais um motivo para continuarmos a nos cuidar, a fim de que possamos evitar novas contaminaçõesâ, pontuou o prefeito André Nezzi.
O controle da pandemia do coronavírus em Caarapó levou a administração a flexibilizar as medidas de prevenção e combate da Covid-19 no município, conforme se depreende do último ato expedido pela prefeitura â Decreto Municipal nº 104/2021, que “institui, em caráter excepcional e temporário, medidas restritivas no Município de Caarapó, Estado de Mato grosso do Sul”, a fim de evitar a proliferação do coronavírus, podendo ser acessado em https://www.caarapo.ms.gov.br/publicacoes/decretos.html.
Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria
2021-09-28 02:34:00