26.8 C
Amambai
quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Secretaria Municipal de Saúde alerta e orienta a população

Desde o surgimento do novo coronaví­rus (chamado de Sars-Cov-2) na China, boa parte dos casos suspeitos no mundo foram descartados, inclusive no Brasil, por se tratarem na verdade de outras infecções, como a gripe. Mas será que dá para diferenciar as doenças?

De acordo com o infectologista Ivan França, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, os males causados por ví­rus respiratórios em geral tám sintomas parecidos.

Os principais sinais da Covid-19 (nome dado í  doença provocada pelo Sars-Cov-2) são febre, tosse e dificuldade para respirar. “Há uma gama de pacientes que manifestam mais sinais, como coriza e dor de garganta”, complementa o especialista.

Só que uma pessoa gripada pode apresentar o mesmo quadro. A bem da verdade, distinguir a infecção pelo novo coronaví­rus de uma gripe só com base nos sintomas é impossí­vel.

No momento, o que ajuda no diagnóstico é saber se o indiví­duo com esses sintomas visitou uma região onde há transmissão intensa do coronaví­rus 14 dias antes de os sintomas surgirem. Ou se ele entrou em contato com algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Caso contrário, é mais provável que ele esteja sofrendo com uma gripe.

E, ainda que a pessoa tenha voltado de um local desses e se enquadre nos sintomas, não dá para saber se de fato ela está foi atacada pela nova moléstia com base somente nessas informações.

Imagem: Divulgação da Assessoria da Prefeitura de Iguatemi

Fonte: Kidão/Assessoria Prefeitura

2020-03-20 10:36:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.