Início Notícias Cidades Projeto Florestinha realiza na semana da árvore Educação Ambiental para 1.400 alunos...

Projeto Florestinha realiza na semana da árvore Educação Ambiental para 1.400 alunos em Selvíria

0

Dia 21 de setembro é o dia Internacional da írvore e a PMA, por meio do Projeto Florestinha, começará hoje (19)até o dia 21 de setembro, trabalhos de Educação Ambiental em Selví­ria.

Os trabalhos de Educação Ambiental envolverão o atendimento de todas as escolas do municí­pio, inclusive, escolas rurais, com perspectiva de atendimento de 1.400 alunos e serão executados em forma de oficinas didáticas, com as seguintes temáticas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resí­duos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incándios florestais e resí­duos sólidos, etc.

4.  Ciclo da ígua, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hí­dricos.

5.  Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residáncia com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hí­dricos.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores folhetos patrocinados pela empresa MS GíS, com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade í s informações, por meio da Educação Ambiental formal. A idéia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilí­brios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

PLANTIO DE MUDAS NATIVAS

A oficina de plantio terá prioridade. Serão plantadas mudas de árvores nativas nos pátios das escolas, onde acontecerão debates entre os Florestinhas, professores e alunos sobre a importância da árvore no equilí­brio ambiental, bem como os impactos do desmatamento legal e ilegal.

A PMA investe em Educação Ambiental, por entender a necessidade de formar multiplicadores na busca da tão esperada transversalidade do tema Educação Ambiental, pois sabe que a prevenção por meio da Educação é o caminho para a proteção dos recursos naturais em todo o mundo. Nas escolas, a difusão das ideias é mais fluente e rápida, pois, se se quer mudar cultura, faz-se por meio das crianças e adolescentes. O resultado virá em um futuro próximo, pois essas crianças e adolescentes estarão em pouco tempo comandando os mais altos postos da Polí­tica Estadual, Federal e de outros poderes, ou se não, poderão ser simplesmente os cidadãos que conservarão os recursos naturais, sabedores da importância destes recursos para a vida no planeta.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

Os trabalhos educacionais executados pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, de certa forma, atingem melhores objetivos aos trabalhos executados diretamente pelos policiais, pois há menos resistáncia e mais abertura dos estudantes com relação í  discussão dos temas, com as crianças e adolescentes do Projeto. Só no ano passado, o Projeto atendeu 40.712 alunos na Capital e interior.

Fonte: Assessoria 

2018-09-19 08:53:15

Sair da versão mobile