Início Cidades Iguatemi Em MS, 16 municípios atravessaram 2018 sem registrar assassinatos

Em MS, 16 municípios atravessaram 2018 sem registrar assassinatos

0

Com 443 assassinatos no Estado no ano passado, algumas das cidades com menos de 15 mil habitantes não registram homicí­dios há mais de 2 anos.

Mesmo ladeado por uma violenta região de fronteira e com certa frequáncia alvo de notí­cias sobre assassinatos em diferentes cidades, que totalizaram 443 apenas no ano passado, Mato Grosso do Sul registrou também uma situação no oposto extremo no mesmo perí­odo: 16 dos 79 municí­pios do Estado não registraram homicí­dios no Estado em 2018, conforme estatí­sticas divulgadas nesta quinta-feira (17) pela Polí­cia Civil.

Entre si, os municí­pios compartilham o fato de serem pequenos –tám menos de 15 mil habitantes cada. Angélica, Batayporã, Bodoquena, Brasilândia, Caracol, Corguinho, Figueirão, Iguatemi, Jaraguari, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selví­ria Taquarussu e Vicentina passaram os últimos 365 dias sem registrar assassinatos.

Nos casos de Figueirão, Jaraguari, Novo Horizonte, Selví­ria e Taquarussu, já são pelo menos dois anos sem homicí­dios.

Na lista de cidades “pacificadas”, cinco estão sob jurisdição da Delegacia Regional de Nova Andradina (que responde por nove municí­pios) e fechou o ano passado entre as que tiveram maior í­ndice de redução da criminalidade. André Luiz Novelli Lopes, delegado titular da Regional, credita os resultados a ações conjuntas realizadas nas cidades.

“O trabalho integrado desenvolvido pelas forças de segurança pública em nossa região se mostraram eficazes para o combate í  criminalidade de um modo geral, e foram cruciais para que se alcançasse o cenário de inexistáncia dos crimes de homicí­dios na maioria das cidades que compõem a unidade regional”, destacou Novelli í  assessoria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Redução – A pasta informou que, dos 12 crimes sobre os quais realiza monitoramento, 10 tiveram queda no número de ocorráncias entre 2017 e 2018. Um se manteve estável, e apenas um teve alta.

Em média, a redução dos crimes foi de 10,04%, chegando a 14% em relação aos homicí­dios no Estado em 2018 –foram 443 casos no total, contra 505 no ano anterior. A Sejusp afirma que a redução é resultado de ações e investimentos no setor de segurança pública, como o MS Mais Seguro, que injetou R$ 120 milhões na aquisição de viaturas, armamentos e equipamentos, bem como no aperfeiçoamento do serviço de inteligáncia.

Comandante-geral da Polí­cia Militar, o coronel Waldir Ribeiro Acosta salienta que “esses resultados decorrem da atuação efetiva e ininterrupta do efetivo das forças de segurança, que dedicam suas vidas para servir e proteger a sociedade”.

Fonte: Campo Grandenews 

2019-01-18 08:09:00

Sair da versão mobile