Início Notícias Saúde Historicamente crítico, período de Carnaval acende alerta máximo no Hemosul

Historicamente crítico, período de Carnaval acende alerta máximo no Hemosul

0

 Historicamente crí­tico para os centros de hematologia Paí­s afora, o perí­odo de Carnaval derruba em até 30% a quantidade de doações de sangue em Mato Grosso do Sul. Por esse motivo, o Hemosul Coordenador, que fica em Campo Grande, convoca a população para contribuir com doações que salvam vidas.

Em 2019, especificamente, trás fatores preocupam os gestores do Hemosul, explica a coordenadora técnica da instituição, Marina Sawada. “Além das viagens e ingestão de bebidas alcoólicas, comuns nesta época do ano, tem a questão das chuvas, que atrapalham o movimento de doadores”, revela.

Segundo Marina, as fortes chuvas desta semana já refletiram negativamente na quantidade de doações. “Na terça-feira (19.2) foram 104 doadores. Ontem, caiu para 89. Exatamente, por isso, a preocupação com o Carnaval aumenta. Precisamos de uma média de 180 doações diárias para atender perí­odos prolongados de feriados”, afirma.

Estoque crí­tico

Todos os hospitais públicos e privados do Estado são atendidos pela Rede Hemosul. Atualmente, o estoque de sangue do tipo O negativo está crí­tico. Mas a rede alerta para a doação de todas as tipagens sanguí­neas. “Nossa demanda principal é de plaquetas, que tám validade de cinco dias. Temos muitos pacientes hematológicos, oncológicos e com dengue hemorrágica para atender”, diz Marina.

Atendimento

A Hemorrede de Mato Grosso do Sul funcionará em horário especial no perí­odo 1° a 6 de março. Localizado na avenida Fernando Corráa da Costa, 1304, o Hemosul da Capital atenderá nesta sexta-feira (1°.3) das 7h í s 17h.

No sábado (2.3) e na segunda-feira (4.3) o horário será reduzido: das 7h í s 12h; domingo (3.3) e terça-feira (5.3) não terá expediente. Na quarta-feira (6.3) o horário de atendimento será das 13h í s 17h.

Como doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponí­vel no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e, então, reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. í‰ recomendado alimentação saudável.

Bruno Chaves – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

2019-03-01 08:07:00

Sair da versão mobile