Início Cidades Caarapó Caarapó inicia as aulas do Proerd de 2019

Caarapó inicia as aulas do Proerd de 2019

0

A Polí­cia Militar de Caarapó, executor do Programa Educacional de Resistáncia í s Drogas e í  Violáncia, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, iniciou na manhã desta segunda-feira (29), as atividades  do Proerd no municí­pio no ano de 2019.

As atividades estão sendo lecionadas pelo policial militar, Alessandro Wagner Martins (cabo Martins), nas escolas municipais, do 5º ano do Ensino Fundamental, sendo cada aula aplicada uma vez por semana, durante o segundo semestre letivo. Cerca de cerca de 180 crianças serão atendidas este ano.

Conforme o policial, o objetivo do programa é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependáncia de substâncias quí­micas, sejam elas lí­citas ou ilí­citas.

Martins disse também que o Proerd desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violáncia, apoiando iniciativas com a famí­lia, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades. ;O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violáncia”, salientou o cabo.

O Proerd oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competáncia social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida;, afirmou o instrutor.

”Vale ressaltar que o programa propí­cia um desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando o aluno interagir em seu grupo de forma crí­tica, criativa e dinâmica”, finalizou Alessandro Wagner Martins.

Os alunos participantes são das escolas municipais Moacir Franco de Carvalho, Rui Barbosa e Cândido Lemes dos Santos. Os mesmos recebem o auxí­lio  de uma cartilha de exercí­cios e do professor em sala de aula, sendo um policial habilitado e fardado.

(Colaboração: ASSECOM – 2°Pel/9aCIPM/CPA-1/PMMS)

Fonte: José Carlos / CaarapóNews

2019-07-30 10:29:00

Sair da versão mobile