Início Notícias Polícia MS é o sexto do país com menor número de mortes violentas...

MS é o sexto do país com menor número de mortes violentas intencionais

0

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (10.9), apontam que Mato Grosso do Sul está entre os estados da Federação que apresentam queda nos í­ndices referentes aos crimes violentos letais intencionais (homicí­dio doloso, latrocí­nio e lesão corporal seguida de morte) no ano de 2018. Conforme as estatí­sticas divulgadas o Estado registrou 483 mortes violentas, o que representa uma queda de 15,4% em relação a 2017.

Os números publicados validam as estáticas já publicadas pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) em janeiro de 2019, apontando uma redução de 16,4% em relação ao número de ví­timas e ocorráncias de homicí­dios dolosos.  Já em relação í s ocorráncias de lesão corporal seguida de morte, os í­ndices apontam uma redução ainda maior, de 37,2. No caso dos latrocí­nios – roubo seguido de morte -, apresentaram queda de 3%.

Ao comentar a pesquisa, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, avalia os bons í­ndices obtidos como resultados das ações das instituições policiais, desenvolvidas diuturnamente por profissionais comprometidos em proporcionar uma maior sensação de segurança para o povo sul-mato-grossense. “São dados bastante positivos para o Estado que tem como uma das principais prioridades da atual administração a área segurança pública, que recebeu recentemente mais de R$ 130 milhões de investimentos, além da valorização profissional. Mesmo diante da crise financeira de todo o Brasil, aqui temos os salários pagos em dia e as promoções sendo realizadas”, disse o secretário.

Quando o assunto é resolução de crimes, Mato Grosso do Sul é o Estado que mais elucida homicí­dios no Brasil, definindo a sua autoria, materialidade e prisão do envolvido. O í­ndice é superior a 73% e se iguala í  taxa de resolução dos órgãos de segurança dos paí­ses de primeiro mundo, conforme pesquisa do Instituto Sou da Paz.

Segundo levantamento da Polí­cia Civil em relação ao ano de 2018, por exemplo, dos crimes contra í  vida, entre eles está o feminicí­dio com 100% dos casos esclarecidos.  Na sequáncia os latrocí­nios, que chega í  casa dos 75% e os homicí­dios com mais 70%. Para se ter uma ideia dos 79 municí­pios que compõem o Estado, 23 solucionaram todos os casos, ou seja, chegaram a 100%.

Já outros 17 estão com mais de 60% desse tipo de crime elucidado, entre elas í s cidades mais populosas de MS como Trás Lagoas (94,1%), Dourados (71,7%), Campo Grande (65%) e Corumbá (62,1%). í‰ importante destacar que o percentual pode crescer ainda mais no decorrer do ano, visto que se um caso ocorrido no ano passado seja solucionado no decorrer de 2019, ele fica computado de acordo com a data da ocorráncia.

Fonte: EnfoqueMS

2019-09-11 09:12:00

Sair da versão mobile