Início Notícias Polícia Senad paraguaia desmonta base para produção de maconha na fronteira

Senad paraguaia desmonta base para produção de maconha na fronteira

0

Mesmo com droga sendo apreendida todos os dias em Mato Grosso do Sul, as ações contra as lavouras de maconha não param no lado paraguaio. Financiada e treinada pela DEA, a agáncia norte-americana de combate í s drogas, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) intensificou o combate ao cultivo da erva perto da fronteira com o território sul-mato-grossense.

Na tarde desta quinta-feira (24), agentes especiais da Senad destacados em Pedro Juan Caballero e Concepción localizaram uma importante base de produção de maconha na zona rural de Capitán Bado, cidade vizinha de Coronel Sapucaia (MS), a 400 km de Campo Grande.

No meio da mata, na Colônia Karapa’i, os agentes antidrogas encontraram trás acampamentos usados para produção e processamento de grandes quantidades de maconha.

De acordo com a Senad, a equipe, encabeçada pelo promotor de Justiça Marco Amarilla, encontrou nos acampamentos 11 prensas de ferro, trás guilhotinas, 23 macacos hidráulicos e balanças eletrônicas.

Também foram apreendidos e destruí­dos 12.250 quilos de maconha picada, pronta para ser embalada, 233 quilos da droga já prensada, e 50 quilos de sementes da erva.

Lavouras de maconha que ocupavam hectares e produziriam mais 12 toneladas da droga foram cortadas e queimadas. Uma caminhonetel, um utilitário importado e uma moto abandonadas pelos plantadores de maconha foram apreendidos, mas ninguém foi preso.

A Senad calculou em 750 mil dólares o valor do prejuí­zo ao narcotráfico com a operação de ontem. A região de florestas nos arredores de Capitán Bado é considerada a maior produtora de maconha da América do Sul.

Fonte: Hélio de Freitas/ Campo Grande News

2019-10-26 10:06:00

Sair da versão mobile