Início Notícias Política Prefeito de Amambai assume presidência do Conisul

Prefeito de Amambai assume presidência do Conisul

0

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) foi eleito por aclamação por parte dos demais prefeitos, durante reunião realizada na manhã dessa terça-feira, 19 de novembro, em Iguatemi, presidente do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul).

Dr. Bandeira, que tem como vice-presidente o prefeito de Sete Quedas, Francisco Piroli, o “Chico Piroli” (PSDB) e como secretária-administrativa a prefeita de Iguatemi, Dra. Patrí­cia Nelli Margatto, também do PSDB, tomou posse imediatamente para o mandato, que segundo o secretário-executivo do Consórcio, Walter José da Silva, vai até fevereiro de 2021, e já comandou reunião de trabalho.

De acordo com o ex-presidente do órgão, Vanderlei Bispo, apesar de o mandato dos atuais prefeitos terminar no dia 31 de dezembro de 2020, a troca da direção do Consórcio Intermunicipal ocorre estatutariamente no iní­cio do ano seguinte por conta dos diversos tramites burocráticos/administrativo existentes no Consórcio.

Durante a reunião os prefeitos debateram a operacionalização da usina de asfalto do Consórcio, que está instalada em Iguatemi e deverá entrar em operação já nos próximos dias, bem como a colocação em atividade da patrulha mecanizada recebida pelo Consórcio Intermunicipal através da Itaipu Binacional, que está na cidade de Naviraí­ e também será colocada em atividade nos próximos dias.

Em entrevista exclusiva í  reportagem do grupo A Gazeta (ASSISTA ABAIXO) presidente do Conisul, Dr. Edinaldo Bandeira, que também é vice-presidente da Assomasul (Associação dos Municí­pios de Mato Grosso do Sul), falou sobre a eleição e destacou as atribuições do Conisul.


Integram o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul), Iguatemi, cidade sede, Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí­, Naviraí­, Jutí­, Caarapó, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Amambai.

Estiveram presentes na reunião deliberativa que elegeu a nova diretoria do Consórcio, na manhã dessa terça-feira (19) em Iguatemi, além da prefeita anfitriã, Dr. Patrí­cia Margatto e dos prefeitos, de Amambai, Dr. Bandeira e de Sete Quedas, Chico Piroli, o prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, que passa a ocupar cargo de suplente na nova diretoria, o prefeito de Eldorado, Agnaldo dos Santos, o “Léo”, o prefeito de Naviraí­, José Izauri de Macedo, que até então ocupava a presidáncia do Conisul após a saí­da do então presidente, o prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo, que deixou o cargo por decisão judicial, a prefeita de Jutí­, Elizangela Martins Biazotti, a “Laka”, que também passa a ser suplente na nova diretoria, o prefeito de Aral Moreira, Alexandrino Garcia, o prefeito de Tacuru, Carlos Alberto Pelegrini, o “Carlinhos Pelegrini” e o prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni.

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, foi representado pelo secretário de planejamento, projetos e habitação, Roberto Sanches Nakayama, o prefeito de Itaquiraí­, Ricardo Fávaro foi representado pelo seu vice-prefeito, Geovane Severo e o prefeito interino de Japorã, Paulo Cesar Franjotti, justificou a ausáncia por meio do ex-prefeito, Vanderlei Bispo.

Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) assinando o termo de posse. Ele assumiu efetivamente o cargo logo após a eleição e já coordenou reunião de trabalho frente ao Consórcio Intermunicipal.  

O ex-prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo (d), “baluarte” das conquistas recentes do Conisul, será cedido pelo Estado e ocupará cargo executivo no Consórcio Intermunicipal. 

Os prefeitos que estiveram presentes na reunião para a eleição da nova diretoria do Conisul nessa terça-feira (19) em Iguatemi. O prefeito de Aral Moreira já havia saí­do em viagem de volta no momento da foto. 

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2019-11-20 08:37:00

Sair da versão mobile