Início Cidades Caarapó Caarapó inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo

Caarapó inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo

0

A prefeitura de Caarapó, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Imunização, órgão da Secretaria de Saúde, iniciou na última segunda-feira (18), a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.

De acordo com Francisco Junior de Oliveira Santos, o obetivo dessa etapa é imunizar jovens e adultos entre 20 e 29 anos que não estejam com a caderneta de vacinação em dia.

Junior disse ainda que no próximo dia 30 deve ocorrer um ;Dia D; de vacinação para o público alvo. A vacina contra o sarampo está disponí­vel gratuitamente na rede pública de saúde.

Em Caarapó, de acordo com a Secretaria de Saúde, 10 unidades de saúde estão disponí­veis para vacinação contra a doença.

“Também informamos que além da sala de vacina estar atendendo das 7h í s 11h e das 13h í s 17h iremos realizar nos dias 27 (PAM das 17h í s 21h), 28 (Praça da Planalto das 17h í s 21h) e 29 (Praça Central das 17h í s 21h) horários estendido, para melhor atender a população, esta estratégia será realizada da seguinte forma e local”, observou Santos.

A segunda etapa da campanha irá até o dia 30 de novembro.

â€œí‰ importante ressaltar que a vacina trí­plice viral está na rotina dos serviços disponí­veis o ano todo. Ela pode ser feita em pessoas de um a 29 anos de idade, no caso em duas doses. E em pessoas de 30 a 49 anos em uma dose. Pessoas acima dos 50 anos devem ser vacinadas somente em casos especiais”, explicou Junior.

De janeiro até esta segunda-feira (18), Mato Grosso do Sul tem dois casos confirmados de sarampo, sendo um homem 52 anos, morador de Trás Lagoas, que viajou para Jundiaí­, onde apresentou os primeiros sintomas, e um bebá de 10 meses, que foi diagnosticada após testes realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela viajou para o estado de São Paulo, em agosto, e quando na volta para Campo Grande começou a apresentar os sintomas. 

Em todo o Brasil, foram confirmados 10.429 casos de sarampo neste ano, com 14 mortes pela doença, sendo 13 no estado de São Paulo e uma em Pernambuco. Das ví­timas, 14% tinham idade entre 20 e 29 anos. 

Vacina – Segundo Francisco Junior, a vacina contra o sarampo não deve ser aplicada em crianças menores de seis meses, gestantes e pacientes imunodeprimidos ou com reação alérgica grave após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina. “Além disso, é recomendado que as mulheres tenham um intervalo de 30 dias após a vacina para que possam engravidar, conforme a secretaria”, salientou.

A primeira etapa da campanha de vacinação ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro, com foco na imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Fonte: José Carlos/ Caaraponews (com informações de Francisco Junior de Oliveira Santos)

2019-11-22 08:51:00

Sair da versão mobile