Início Notícias Saúde Pesquisadores da UFGD criam detergente que elimina larvas do mosquito da dengue

Pesquisadores da UFGD criam detergente que elimina larvas do mosquito da dengue

0

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados, coordenados pela professora doutora Alexeia Barufatti, estão desenvolvendo um detergente feito í  base do lí­quido da casca da castanha do caju, que em contato com a água, elimina as larvas do mosquito da dengue. Esta pesquisa conta com o financiamento do PPSUS por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciáncia e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul)

De acordo com Alexeia, o trabalho do grupo começou em 2015, quando foram realizados os primeiros experimentos com o lí­quido extraí­do durante a torra da castanha do caju. O grupo de pesquisa é formado por alunos de iniciação cientí­fica, de mestrado, de doutorado, pós-doutorandos, além de docentes da UFGD, UFMS e da UNIFESP.

Segundo o biólogo e pós-doutorando da UFGD, Bruno Amaral Crispim, a ideia é que o composto seja utilizado como um detergente normal nas atividades domésticas, e que indiretamente cumpriria com o objetivo de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti.

“A partir do óleo da castanha do caju fizemos alterações quí­micas que tornaram este produto um detergente, que após testes de efeito larvicida, ficou comprovado sua eficácia no combate í s larvas do mosquito. Também realizamos testes de efeito ambiental, onde verificamos que este produto ao chegar aos rios e córregos apresenta pouca ou nenhuma toxicidade em organismos não alvos tais como algas, peixes e crustáceos.

De acordo com Bruno, os próximos passos do projeto são testes de segurança para a saúde humana e posteriormente, depois de comprovada a total eficácia do produto, fazer com que as empresas que produzem detergentes “comprem a ideia” e passem a utilizar este composto em seus produtos.

Fonte: Diogo Rondon/ Fundect

2020-02-05 09:58:00

Sair da versão mobile