Início Notícias Política Países do sudeste asiático conhecem rota bioceânica e estreitam relações com MS

Países do sudeste asiático conhecem rota bioceânica e estreitam relações com MS

0

Representantes de paí­ses do sudeste asiático vieram conhecer de perto o projeto da rota bioceânica e as potencialidades de Mato Grosso do Sul.

O governador Reinaldo Azambuja recebeu na sexta-feira (14.2) os embaixadores de Mianmar, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Ele estava acompanhado do ministro de carreira diplomática João Carlos Parkinson e dos embaixadores brasileiros Maria Izabel Vieira, Adalnio Senna Ganem e Marcos Arbizu.

A maioria dos embaixadores dos paí­ses asiáticos está pela primeira vez no Estado. Eles fazem parte da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), um bloco econômico que conta ainda com Brunei, Camboja, Singapura, Filipinas e Laos. Papua-Nova Guiné e Timor Leste também participam como paí­ses observadores.

Juntos, os paí­ses da Asean possuem 700 milhões de habitantes, PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 3,1 trilhões e importou o correspondente a US$ 20 bilhões em produtos do Brasil no ano passado.

“Esperamos cada vez mais estreitar relações com o sudeste asiático. Os embaixadores vão ter a oportunidade de conhecer as potencialidades do nosso estado e da nossa região. Essa conectividade e integração da bioceânica, além de conectar a América do Sul, ainda encurta distância para a ísia, barateia o comércio, o ir e vir de mercadorias entre os paí­ses”, afirmou Reinaldo Azambuja.

Para o presidente do bloco, Myon Tint, o corredor bioceânico é uma oportunidade de estreitar as relações com Mato Grosso do Sul. “Espero entender melhor o corredor bioceânico para podermos estabelecer relações de comércio, agricultura e investimentos”, disse.

A embaixadora Maria Izabel Vieira afirmou que os paí­ses do bloco somados são o 4º maior parceiro comercial do Brasil. “Quando se pensa em ísia, esses paí­ses do sudeste precisam ser mais conhecidos por nós”.

A visita a Mato Grosso do Sul surgiu de uma visita diplomática ao senador Nelsinho Trad, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corráa, o sudeste asiático é um grande mercado para os produtos sul-mato-grossenses. “Eu fico feliz de virem conhecer como produzimos de forma sustentável. Mato Grosso do Sul respeita muito, quer negociar com o sudeste asiático e estamos dispostos a superar barreiras”, declarou.

Também participaram da agenda na governadoria os secretários Eduardo Riedel (Segov), Jaime Verruck (Semagro) e Pedro Chaves (Relações Institucionais no Distrito Federal), o senador Nelsinho Trad, além de outros representantes de Mianmar, Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã e da Semagro.

Fonte: Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação

2020-02-17 10:48:00

Sair da versão mobile