Início Cidades Caarapó Idosos de Caarapó serão vacinados contra gripe em casa

Idosos de Caarapó serão vacinados contra gripe em casa

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó informou na manhã de hoje (23) que, atendendo orientação do Ministério da Saúde, a vacinação da influenza (gripe) será realizada em domicilio. A recomendação é decorrente da pandemia do coronaví­rus que atinge o Brasil e o mundo.

A partir desta (24), todos os dias, no perí­odo da manhã, cada unidade de saúde terá uma equipe de vacinação que atenderá nas microáreas da cidade. Nesta primeira etapa serão vacinadas somente as pessoas idosas – maiores de 60 anos – e profissionais de saúde.

“Em razão da oferta da vacina em domicí­lio, é de extrema importância que as pessoas fiquem em suas casas e não vão í s unidades de saúde em busca da vacina; aguardem, que a vacina vai até vocá”, orienta o chefe de Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Francisco Júnior de Oliveira Santos.

Calendário 2020

Para este ano, o calendário de vacinação contra gripe ficou assim definido: 24 de março: iní­cio da campanha de vacinação para pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. A partir do dia 16 de abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes e asma, entre outros). A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indí­genas e pessoas privadas de liberdade começam a receber a vacina.

O Dia D acontecerá no 9 dia de maio – um sábado, quando os postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

Influenza

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. í‰ frequentemente caracterizada por iní­cio abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistámicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistámicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Com a realização da campanha, não há a pretensão de se conter a doença. O objetivo é promover a prevenção da influenza grave e de suas complicações, contribuindo na diminuição da mortalidade em indiví­duos com maior risco de hospitalização e morte por influenza.

Fonte: Dilermano Alves/ Caaraponews

2020-03-24 10:01:00

Sair da versão mobile