Início Notícias Saúde Influenza: municípios começam a retirar doses da vacina nos Núcleos Regionais de...

Influenza: municípios começam a retirar doses da vacina nos Núcleos Regionais de Saúde

0

Os municí­pios de Mato Grosso do Sul começaram a receber, nesta terça-feira (31.03) as doses das vacinas para a continuidade Campanha de Vacinação contra a Influenza. De acordo com a logí­stica montada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), os nove Núcleos Regionais de Saúde estão encarregados de fazer a distribuição í s cidades sob sua jurisdição. “Os municí­pios devem ligar nos núcleos regionais e agendar a retirada o mais rápido possí­vel”, explica Edelma Lene Peixoto Tiburcio, diretora de Gestão Estratégica da SES. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde no último dia 27 de março um novo carregamento com 100 mil doses da vacina contra a Influenza, somando 240 mil vacinas recebidas desde o último dia 23. O calendário vai até 22 de maio, sendo 09 de maio o dia “D” de mobilização.  A estimativa é vacinar 90% das 902 mil pessoas que fazem parte do público alvo.

No total, o Ministério da Saúde vai enviar para Mato Grosso do Sul, um milhão de doses de vacinas em 14 remessas.  A SES recebeu o primeiro lote de 70 mil doses e distribuiu aos municí­pios entre 17 e 20 de março. O segundo carregamento, com outras 70 mil doses, foi distribuí­do entre 24 e 27 de março.

Etapas

Em Mato Grosso do Sul a campanha foi dividida em trás fases. A primeira vai de 23 de março a 15 de abril, onde serão vacinados idosos e profissionais da saúde. A segunda será de 16 de abril a 08 de maio e serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissí­veis e outras condições clí­nicas especiais independentes da idade; profissionais da força de segurança e salvamento  e funcionários do sistema prisional.

A terceira etapa da vacinação será de 09 a 22 de maio e serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indí­genas,  adultos entre 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiáncia.

O público alvo em Mato Grosso do Sul é de 902.280 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegí­veis. Em 2019, Mato Grosso do Sul atingiu a meta com a cobertura de 91,2%.

A lista com a quantidade de doses de vacina recebida por cada municí­pio pode ser acessada aqui. 

Fonte: Ricardo Minella – Secretaria Estadual de Saúde (SES)

2020-04-01 09:01:00

Sair da versão mobile