Início Notícias Saúde Poder Público e sociedade se unem na luta contra o coronavírus em...

Poder Público e sociedade se unem na luta contra o coronavírus em Sete Quedas

0

O Poder Público e segmentos da sociedade deram as mãos no sentido de prevenir o coronaví­rus e seus efeitos na sociedade, em Sete Quedas. 

Barreira sanitária instalada na principal entrada da cidade, faz controle rigoroso de quem chega a Sete Quedas. (Foros: Vilson Nascimento) 

Primeiro municí­pio a apresentar casos suspeitos de Covid-19 na região Cone Sul de Mato Grosso do Sul, ainda no iní­cio da chegada da pandemia no Estado, com dois casos suspeitos, mas ambos negativos para a doença, segundo exames laboratoriais, Sete Quedas adotou medidas firmes no sentido de prevenção.

Como na maior parte dos municí­pios do Estado e do Paí­s, foi instituí­do toque de recolher í  noite e por meio de barreira montada na principal entrada da cidade, as autoridades sanitárias e de saúde passaram a controlar quem entra na cidade.

Veí­culos com placas de fora do municí­pio são abordados, tem a placa anotada e os ocupantes são questionados pelos agentes de saúde sobre o roteiro que vão seguir dentro do perí­metro do perí­metro urbano.

Em caso de pessoas que chegam para permanecer no municí­pio, elas tem que respeitar um perí­odo de quarentena na casa ou localidade que vão ficar. Só após esse perí­odo, caso não apresentem nenhum sintoma, poderão deixar a quarentena e circular pela cidade.

“Para nós aqui em Sete Quedas esse método preventivo de controle foi possí­vel de ser adotado por termos apenas uma entrada pavimentada, que é utilizada por todos que chegam e saem da cidade, já que a fronteira com o Paraguai está cem por cento fechada”, disse o prefeito Chico Piroli em entrevista a reportagem do grupo A Gazeta. Assista í  entrevista com o prefeito:

Também na entrevista o prefeito destacou as medidas preventivas adotadas pela classe empresarial do municí­pio e a colaboração da população em evitar aglomerações, fator estes que não obrigou a prefeitura a determinar o fechamento do comércio, como aconteceu em vários municí­pios da região.

Ações solidárias

Com a grande procura e escassez de produtos no mercado, donas de casa que atuam como costureiras no municí­pio aderiam a uma campanha denominada “Mãos que se doam”, desenvolvida por meio de rede social pela Vigilância Sanitária local e passaram a confeccionar voluntariamente máscaras para serem distribuí­das a pessoas da sociedade setequedense, consideradas de maior risco, em caso de contágio pelo coronaví­rus. 

Em atenção í  campanha promovida pela Vigilância Sanitária, costureiras voluntárias confeccionam máscaras para serem distribuí­das í s pessoas com maior risco, caso venham a contrair a doença.

O material para a confecção das máscaras foi disponibilizado pelo Poder Público.

De acordo com a primeira-dama do municí­pio, Luiza Piroli, um trabalho conjunto entre a Polí­cia Civil local e a Rede Feminina de Combate ao Câncer (Rede do Amor), visa arrecadar alimentos para as famí­lias em situação de vulnerabilidade econômica do municí­pio.

Segundo o delegado titular de Polí­cia Civil em Sete Quedas, Dr. José Wilson da Silva, a campanha referente a chamada Operação Elos, visa arrecadar alimentos não perecí­veis, que serão repassados ao CRAS (Centro de Referáncia da Assistáncia Social) da Prefeitura de Sete Quedas, para posteriormente serem distribuí­dos pelo órgão í s famí­lias já cadastradas como em situação de vulnerabilidade pelo órgão municipal.

De acordo com o delegado, para evitar deslocamentos das pessoas, se expondo ao risco de contágio pelo coronaví­rus, já que a orientação das autoridades de saúde é que se permaneça em casa, os pontos de coleta dos alimentos referentes a campanha serão instalados nos mercados da cidade.

O prefeito Chico Piroli. A compreensão dos comerciantes em adotar medidas preventivas e a colaboração da população impediu que o comércio de Sete Quedas sofresse com fechamento, como ocorreu em outros municí­pios da região. 

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2020-04-16 10:27:00

Sair da versão mobile