Início Notícias Cidades Saiba como fazer doações para comunidades indígenas de MS durante a pandemia

Saiba como fazer doações para comunidades indígenas de MS durante a pandemia

0

Com a intensificação das medidas de isolamento social provocadas pelo avanço do novo coronavirus, especialistas e grupos de apoio a causas indí­genas alertam para um aumento da necessidade de assistáncia social nessas comunidades.

Atualmente, uma Portaria da Funai (Fundação Nacional do índio) suspende atividades que impliquem contato de indí­genas com comunidades externas e estabelece diretrizes para diminuir as chances de contágio do Covid-19 nas aldeias. Dessa forma, somente profissionais responsáveis pela prestação de serviços essenciais, como atendimento í  saúde, segurança, entrega de alimentos e medicamentos podem entrar nas comunidades indí­genas.

De acordo com a professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Beatriz Landa, o momento é de união e auxí­lio a essa população vulnerável. “Em reservas de Mato Grosso do Sul densamente povoadas como Dourados, Caarapó, Porto Lindo e Corumbá, um único caso pode resultar em perda de controle da saúde. Podemos ter muitas pessoas contaminadas, inclusive, pelo modo como os povos indí­genas se organizam, muito próximos, como uma grande famí­lia”, ressalta Beatriz Landa.

A docente, que desde 2005 coordena o Projeto Rede de Saberes, que oferece suporte a estudantes indí­genas, explica que neste momento as comunidades precisam de alimentos, materiais de higiene e de proteção, como máscaras e luvas.

Doações

As doações podem ser feitas por dois canais, a Subsecretaria de Polí­ticas Públicas para a População Indí­gena e a Divisão de Atenção í  Saúde Indí­gena (DIASI).

“Desde o começo, quando foi decretado isolamento social, nos preocupamos com os nossos parentes da aldeia. Muitos trabalham comercializando os produtos nas feiras de suas cidades ou de porta em porta e neste momento não podem sair de suas comunidades por precaução. Os caciques e lideranças imediatamente atenderam o isolamento e fecharam as entradas das aldeias, com comissão de lideranças que se revezam dia e noite”, afirma a subsecretária de Polí­ticas Públicas para a População Indí­gena, Silvana Dias de Souza de Albuquerque.

Estima-se que há 80 mil indí­genas residentes em 29 municí­pios de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Secretaria Especial de Saúde Indí­gena, o que corresponde a segunda maior população indí­gena do Paí­s. Antes mesmo da chegada da Covid-19, doenças respiratórias já representavam uma das principais causas de morte dos povos nativos do Paí­s, o que aumenta a preocupação de especialistas com a exposição dessas comunidades ao novo ví­rus.

Serviço: Os produtos podem ser entregues na Subsecretaria de Polí­ticas Públicas para a População Indí­gena, localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. Informações pelo telefone (67) 99808-6606.

Já a Divisão de Atenção í  Saúde Indí­gena (DIASI) fica na Rua Alexandre Fleming, 2007. Informações sobre os pontos de doação podem ser obtidas pelos telefones (67) 3378-4200 / 3378-4215 ou 3378-4214.

Fonte: Naiane Mesquita/ Portal do MS

2020-04-16 09:45:00

Sair da versão mobile