Início Notícias Polícia Após prisão por descumprir quarentena, autoridades policiais e sanitárias do Paraguai vão...

Após prisão por descumprir quarentena, autoridades policiais e sanitárias do Paraguai vão a casa do prefeito de Pedro Juan Caballero

0

O promotor federal Federico Delfino indicou segunda-feira (11), que o Ministério Público investigará militares que permitiram que o prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, viesse ao Brasil visitar familiares, apesar das restrições em vigor devido í  pandemia de Covid-19.

Federico Delfino explicou que está ajudando os promotores Camila Rojas e Reinalda Palacios na investigação da saí­da do prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo.

Nesse sentido, ele indicou que será analisada a participação de outras pessoas e dos membros da Força-Tarefa Conjunta (FTC) que permitiram que o prefeito cruzasse para Ponta Porã, e depois permitissem sua reentrada ao Paraguai, apesar de as fronteiras permanecerem fechadas de vido ao Covid-19.

;As pessoas que o deixaram entrar também serão investigadas aqui;, disse ele em contato com a rádio Monumental 1080 AM.

O agente do Ministério Público anunciou que, ao longo do dia, e í  medida que mais dados forem coletados, eles decidirão se vão ouvir outras pessoas no processo. Dado o que aconteceu, o Ministério Público acusou o prefeito de violar a quarentena. Além disso, foi ordenada sua captura e solicitação de sua detenção preventiva.

Através de um ví­deo que circula nas redes sociais, é observado e ouvido como o chefe comunal discute com as tropas da FTC e exige que eles o deixem passar para Ponta Porã, Brasil.

Acevedo fez uma ligação e passou o celular para um dos homens uniformizados e, após uma aparente conversa com o porta-voz da FTC, major Luis Apesteguí­a, eles permitiram que ele entrasse no Brasil. Além de atravessar a fronteira, Acevedo voltou ao paí­s novamente sem problemas e fugiu da quarentena obrigatória ordenada pelo governo.

No meio da noite deste domingo, José Carlos Acevedo se apresentou as autoridades policiais e foi autorizado a ficar de quarentena em sua casa.

Já na manhã desta segunda-feira (11), o comandante Força-Tarefa Conjunta (FTC) , juntamente com diretor da 13ª Região Sanitária, Nelson Collar, foram até a casa do prefeito José Carlos Acevedo para ouvir o prefeito e saber como ele está cumprindo as medidas decretadas pelas autoridades paraguaias.

Dr. Nelson Collar, diretor da Décima Terceira Região Sanitária do Estado de Amambay, logo após sair da casa do prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, assegurou que o prefeito ficará de quarentena em sua casa, sendo argumentado que não há na cidade de Pedro Juan Caballero, abrigos na cidade e dessa forma, o prefeito assinou a ata de compromisso de conformidade.

Fonte: Ponta Porã Informa

2020-05-11 10:16:00

Sair da versão mobile