Início Notícias Polícia Força-tarefa paraguaia destrói 200 toneladas de maconha pronta para colheita

Força-tarefa paraguaia destrói 200 toneladas de maconha pronta para colheita

0

Roças de maconha prontas para colheita foram cortadas e queimadas nos trás primeiros dias de ação integrada na Reserva Natural Morombí­, localizada entre os departamentos de Canindeyú e Caaguazú, na faixa de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, as lavouras produziriam pelo menos 200 toneladas da erva que após a colheita seria enviada para o território brasileiro. O prejuí­zo aos traficantes foi estimado em 6 milhões de dólares.

Além da Senad – grupo de elite do governo treinado e equipado pela DEA, a agáncia norte-americana de combate í s drogas – a força-tarefa teve apoio da Força Aérea paraguaia, Ministério Público e da comissão de Luta contra o narcotráfico do Congresso Nacional do paí­s vizinho.

Com apoio de helicópteros, as equipes localizaram e destruí­ram 66 hectares cultivados com maconha com capacidade de produzir 198 toneladas da droga. Outros 3.900 quilos já embalados também foram destruí­dos nos 24 acampamentos montados pelos traficantes no parque que tem 25 mil hectares protegidos.

De acordo com a Senad, nos últimos anos, quadrilhas de traficantes que controlam o plantio de maconha se instalaram no parque para cultivar a droga no meio dos bosques de difí­cil acesso.

Fonte: Helio de Freitas/ Campo Grande News

2020-07-03 08:54:00

Sair da versão mobile