Início Notícias Saúde Covid-19: dirigir sem máscara não acarreta pontos na CNH

Covid-19: dirigir sem máscara não acarreta pontos na CNH

0

Mais uma vez voltou a circular nas redes sociais uma mensagem sobre o uso de máscara ao dirigir. Conforme a informação inverí­dica, a Guarda Municipal estaria multando condutores e passageiros que trafegam sem máscara dentro dos veí­culos.

O texto, que circula por todo Paí­s é falso e não deve ser compartilhado.

Em alguns estados e municí­pios os governantes determinaram a obrigatoriedade de utilização de máscaras em locais públicos e até privados acessí­veis ao público, mas não há a exigáncia para o uso dentro do veí­culo.

A determinação também está na Lei Federal 14.019/20.

Dirigir sem máscara: multa não existe

O falso texto afirma, ainda, que a infração nesse caso seria por dirigir sem os itens de segurança, com acréscimo de trás pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 128,00 por pessoa que estiver sem máscara.

A mensagem diz também que a norma valeria, inclusive, para motocicletas.

Uso de máscara

A utilização de máscaras é uma maneira de tentar impedir a disseminação e o contágio pelo novo coronaví­rus que ainda circula com força no Brasil, mas não é obrigatória dentro de veí­culos particulares.

;Essa informação repercutiu há algum tempo e é incrí­vel como notí­cias falsas tám sobrevida. Volta e meia retornam a circular, o que é um problema e confunde muito as pessoas;, alerta Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Mariano diz ainda que vale lembrar que isso não significa que o condutor não deve se disciplinar para usar a máscara.

;Se vocá não quiser tirar a máscara e correr o risco de esquecer, não tem problema nenhum dirigir usando máscara;, explica.

Como reconhecer notí­cias falsas

O cidadão deve ficar atento para saber reconhecer essas informações inverí­dicas que circulam na internet. Geralmente elas contám erros de portuguás e conceituais.

O valor citado pela falsa mensagem e a infração referida de dirigir sem uso de itens de segurança, por exemplo, não estão previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Portal do Trânsito destaca que o jornalismo deve ser baseado em ética e compromisso com a verdade. O que estamos presenciando nas redes sociais é uma vergonha para aqueles que trabalham com a verdade acima de tudo.

Fonte: Dourados Agora

2020-08-12 09:46:00

Sair da versão mobile