Início Notícias Polícia Secretário de Segurança Pública assina área de atuação do DOF no MS

Secretário de Segurança Pública assina área de atuação do DOF no MS

0

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF), definiu nesta sexta-feira (28), através da Resolução 905/2020, sua área de atuação em 53 municí­pios de Mato Grosso do Sul. Entre eles está Maracaju, cidade onde nesta semana houve a maior apreensão de maconha do Brasil.

A ordem foi assinada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.

O documento é dividido em trás territórios espaciais. O primeiro inclui 11 municí­pios de linha de fronteira — Aral Moreira, Antônio João, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Outros 33 municí­pios da faixa de fronteira cobertos pelo DOF são: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí­, Jardim, Jateí­, Jutí­, Ladário, Laguna Caarapã, Maracaju, Miranda, Naviraí­, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Por fim, a resolução detalha outros nove municí­pios que são impactados pelos crimes transfronteiriços: Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Bataiporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Santa Rita do Pardo.

No entanto, é estabelecido que em situações emergenciais ou em caso de necessidade operacional o DOF irá poder atuar, temporariamente, em outros municí­pios do Estado.

Histórico do DOF no Estado

Fundado no dia 28 de maio de 1987 com o nome de Grupo de Operações de Fronteira (GOF), ele atuava sobretudo no combate a crimes no meio rural, como furto e roubo de gado e maquinários agrí­colas.

Contudo, o objetivo sempre foi assegurar a presença do Estado na extensa fronteira de Mato Grosso do Sul com Bolí­via e Paraguai.

Sediado em Dourados, atualmente o departamento ocupa prédio cedido por uma ONG, mas a Agáncia Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) licitou em agosto a contratação da Taurus Empreendimentos para construir a sede própria por R$ 5.162.812,81.

Conforme o edital da Concorráncia nº 045/2020 – DLO-AGESUL, processo administrativo 57/100.711/2020, o prazo total para execução, contado da data do recebimento da Ordem de Iní­cio dos Serviços (OIS), será de 720 dias consecutivos.

A Agesul, por sua vez, emitirá essa ordem em até 30 dias úteis, após a formalização do contrato.

(Com informações Dourados News)

Fonte: Diário Digital

2020-08-29 16:31:00

Sair da versão mobile