Início Cidades Caarapó Caarapó vacina animais contra raiva canina e felina neste sábado

Caarapó vacina animais contra raiva canina e felina neste sábado

0

O Departamento de Vigilância Sanitária de Caarapó realiza no sábado (31) vacinação antirrábica para cães e gatos. A campanha será realizada na sede do municí­pio entre as 8h e as 16h30 em onze postos de vacinação.

De acordo com comunicado do órgão, a vacina estará disponí­vel nas Unidades de Saúde ESF I, II, IV e V, antigo Clube dos Trabalhadores, Escola Municipal Rui Barbosa, Escola Estadual Arcánio Rojas, Escola Estadual Joaquim Vianna, Sal Minuano, Praça Central e Escola Municipal Cândido Lemes. í‰ necessário levar a carteirinha de controle de vacina do animal.

A raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamí­feros, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. í‰ causada pelo ví­rus do gánero Lyssavirus, da famí­lia Rabhdoviridae.

A enfermidade é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passí­vel de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existáncia de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco, entre outras. í‰ transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

O perí­odo de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O perí­odo de incubação está relacionado í  localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partí­culas virais inoculadas e cepa viral.

Nos cães e gatos, a eliminação de ví­rus pela saliva ocorre de dois a cinco dias antes do aparecimento dos sinais clí­nicos e persiste durante toda a evolução da doença (perí­odo de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.

Não se sabe ao certo qual o perí­odo de transmissibilidade do ví­rus em animais silvestres. Entretanto, sabe-se que os quirópteros (morcegos) podem albergar o ví­rus por longo perí­odo, sem sintomatologia aparente.

Recomenda-se o uso de máscara facial a todos que estiverem conduzindo animais para tomar a vacina, bem como í  equipe de vacinação. Pede-se ainda o distanciamento entre as pessoas nos pontos de vacinação.

Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria

2020-10-30 08:37:00

Sair da versão mobile