Início Notícias Saúde Sem conscientização de parte da população e com elevados números de casos...

Sem conscientização de parte da população e com elevados números de casos e mortes por covid-19, prefeitura de Amambai endurece medidas restritivas

0

Com a disparada do número de casos de covid-19 e de mortes provocadas por complicações causadas pela doença e falta de conscientização de pare da população em relação ao cumprimento das medidas de prevenção, Amambai adotou medidas rí­gidas para tentar barrar um avanço ainda maior do novo coronaví­rus no municí­pio. 

Um decreto publicado nessa segunda-feira, 28 de dezembro, pela prefeitura local, restringe a venda e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e inclusive a prática de esportes coletivos. 

Pelo novo decreto (clique AQUI para ver) está proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais  como mercados, supermercados, atacadistas, mercearias, conveniáncias, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congáneres em geral a partir das 18h. 

As igrejas e templos de qualquer culto poderão realizar apenas uma celebração religiosa por dia, com duração máxima de uma hora, vedando-se a participação de maiores de 60 (sessenta) anos de idade e menores de 05 (cinco) anos de idade. 

O decreto, que tem validade de 15 dias, também suspende a autorização para o funcionamento de serviços de buffets em estabelecimentos destinados í  realização de eventos, reuniões, jantares e similares e determina que serviços de cabelereiro, barbearia, salões de beleza e afins poderão funcionar diariamente somente até as 18 horas. 

O decreto também determina que, nos termos da Recomendação n° 951/2020, emanada da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, ficam suspensas as atividades classificadas como não essenciais de alto risco como, academias, clubes sociais, boliche, sinuca e similares e jogos eletrônicos, visitação em atrações turí­sticas, culturais e esportivas em espaço aberto, áreas comuns de condomí­nios, eventos culturais, esportivos e de lazer, festividades e celebrações, velórios, cursos e capacitações presenciais, bibliotecas e museus, espaço de eventos fechados, feiras de negócios e exposições e práticas coletivas de atividades ao ar livre. 

Medidas foram discutidas pelo CMEPC  

De acordo com o prefeito do municí­pio, Dr. Edinaldo Bandeira, a decisão da adoção do novo decreto foi tomada após deliberação, em reunião com mais de duas horas de duração, realizada na manhã dessa segunda-feira, 28 de dezembro, pelo Comitá Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Coronaví­rus (CMEPC) 

“São medidas rí­gidas, mas que terão como objetivo salvar vidas”, disse Dr. Bandeira, que é médico com especialização em ortopedia, ao ressaltar que o número de casos de covid-19 e de mortes provocadas pela doença em Amambai são alarmantes. 

Até a manhã dessa segunda-feira, 28 de dezembro, o municí­pio havia registrado quase 1.100 casos de coronaví­rus e pelo menos 20 mortes (uma delas ainda aguardando resultado oficial) por covid-19, sendo que 13 dos óbitos registrados por complicações causadas pela doença ocorreram nos últimos 30 dias. 

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2020-12-29 08:50:00

Sair da versão mobile