Início Notícias Política Em reunião realizada em Iguatemi, Conisul discute ações para 2021

Em reunião realizada em Iguatemi, Conisul discute ações para 2021

0

Prefeitos e representantes de prefeitos de 12 dos 14 municí­pios que integram o Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) se reuniram na sexta-feira, 19 de fevereiro, em Iguatemi para discutir ações para 2021. 

A reunião que aconteceu na Câmara Municipal e foi dirigida pelo presidente do Consórcio, o prefeito de Sete Quedas, Chico Piroli (PSDB), tratou de vários assuntos, entre ele eles, o Consócio da Saúde, desenvolvido pelo Conisul em parceria entre os municí­pios e o Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul. 

Na reunião os prefeitos e representantes também trataram sobre as medidas administrativas para voltar a colocar em funcionamento a unida de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente) do Consórcio, que atualmente está instalada em Naviraí­ e quando em operação reduz circunstancialmente os gastos das prefeituras em relação a recuperação de ruas pavimentadas e implantação de novas pavimentações. 

Outro tema abordado pelos municí­pios durante a reunião foi em relação a patrulha mecanizada doada ao Conisul pela Itaipu Binacional para a recuperação de estradas e fazer a implantação de curvas de ní­vel na zona rural, visando a proteção de córregos e rios nas bacias dos rios, Iguatemi e Amambai, afluentes do Rio Paraná, onde a hidrelétrica binacional está instalada. 

Segundo o diretor-executivo do Conisul, o ex-prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo, a patrulha mecanizada do Consórcio já realizou amplas ações no que diz respeito a recuperação e adequação de estradas, bem como na implantação de curvas de ní­vel nos municí­pios de Sete Quedas, Paranhos, Naviraí­ e agora está desenvolvendo ações na zona rural de Aral Moreira. 

Durante a reunião de sexta-feira (19) em Iguatemi, a direção do Conisul também apresentou uma prévia do orçamento do Consórcio Intermunicipal para o exercí­cio de 2021, matéria que será analisada e votada pelos membros do bloco em reunião futura. 

Além do presidente do Conisul, Chico Piroli, estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, o prefeito de Itaquiraí­, Thalles Henrique Tomazelli, que é o diretor-administrativo do bloco, o prefeito de Jutí­, Gilson Cruz, o prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, o prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, o prefeito de Japorã, Paulo Franjotti, o “Paulão” e o prefeito interino de Paranhos, Donizete Viaro. 

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, foi representado pelo secretário municipal Roberto Sanches Nakayama,  o prefeito de Eldorado, Aguinaldo dos Santos, o “Léo”, foi representado pelo secretário municipal Auro Trento e a prefeita de Naviraí­, Rhaí­za Matos foi representada pelo secretário municipal, Eugánio Guedes. 

O prefeito de Iguatemi, Dr. Lí­dio Ledesma, que estava se recuperando de uma intervenção cirúrgica, foi representado na reunião pelo seu vice-prefeito, José Roberto Felippe Arcoverde, o “Zé Roberto”. 

O prefeito de Aral Moreira, Alexandrino Garcia, por conta de um compromisso de última hora não se fez presente na reunião e o prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold também não se fez presente e não enviou representante para a reunião. 

O diretor-executivo do Conisul, Vanderlei Bispo. Consórcio que envolve 14 municí­pios do Cone Sul do Estado, está entre os melhores estruturados e mais atuantes de Mato Grosso do Sul. Reunião sexta-feira (19) em Iguatemi reuniu 12 dos 14 municí­pios que integram o bloco.

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2021-02-22 23:30:00

Sair da versão mobile