Início Notícias Educação Presidente da ACP fala sobre preocupação com retorno das aulas presenciais

Presidente da ACP fala sobre preocupação com retorno das aulas presenciais

0

O presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucí­lio Souza Nobre, fez uso da Tribuna, durante a sessão desta terça-feira (23), e demonstrou preocupação com o retorno das atividades educacionais presenciais. Para ele, a categoria deve ser vacinada antes do retorno í s aulas para evitar um novo curto da Covid-19.

“O protocolo de biossegurança é complemento, mas a vacina é a principal. Só o protocolo não dá conta. Em uma escola, a relação acontece o tempo todo entre jovens e equipe pedagógica. Todos tám que ser vacinados. Essa vai ser nossa busca incessante, a educação tem pressa. Sem a vacina, o retorno presencial fica prejudicado. Alguém vai ter que assumir a culpa se houver um surto de Covid nesse retorno”, cobrou.

No dia 9 de fevereiro, a Casa de Leis promoveu reunião sobre o tema, com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes. Ela esclareceu que as aulas seguem de maneira remota, mas acrescentou que a Secretaria já está fazendo o planejamento para o retorno de forma hí­brida (parte da turma no ensino presencial e parte no on-line) antes do dia 1º de julho, atendendo as normas de biossegurança. 

Deve ser realizada uma consulta pública sobre o assunto. A maioria dos vereadores manifestou-se, na ocasião, de forma contrária ao retorno das aulas presenciais antes da vacinação dos profissionais da educação contra o coronaví­rus.

“Precisamos usar tudo que a ciáncia disponibilizou para que retornemos de maneira segura. Nós conclamamos todos os segmentos, o alinhamento, no sentido de pressionar o Governo central para que tome as devidas providáncias para a celeridade da vacinação do grupo da educação. Não dá para ir pra escola com insegurança, tratar aluno com distanciamento, ou escolher quem vai aprender mais ou aprender menos”, finalizou Lucí­lio.

Segundo ele, uma pesquisa realizada pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) mostrou que 92% dos profissionais da área estão inseguros com o possí­vel retorno das atividades presenciais sem a vacinação. 

A entidade e seus 74 SIMTEDs afiliados até divulgou uma carta aberta se posicionando contra a medida.

Confira:

“Carta aberta dos trabalhadores da Educação Pública

O Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública – ACP, em consonância com posição deliberada nas demais instâncias do movimento sindical da Educação, torna pública a Carta da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e seus 74 SIMTEDs afiliados aos Prefeitos(as), Vereadores(as), Deputados(as) e Governador do Estado.

A FETEMS e seus 74 SIMTEDs afiliados que representam os(as) Trabalhadores(as) da Educação Pública da Rede Estadual e Redes Municipais manifestam a sua preocupação com o retorno das atividades educacionais PRESENCIAIS, sem os trabalhadores da educação estarem efetivamente incluí­dos no grupo de prioridade para imunização através de vacinas contra a COVID-19.

Ressalta-se que a nossa categoria também é composta por profissionais que estarão expostos na linha de frente, mesmo porque reuniremos diuturnamente mais de 400 mil crianças e jovens e mais de 60 mil Profissionais em Educação nas salas de aula por meio do Ensino presencial ou semipresencial, por hora discutido.

CONSIDERANDO a demora para a efetiva vacinação da população, associada í s precárias condições sanitárias das estruturas de um considerável número de escolas da Rede Estadual e das Redes Municipais do nosso Estado, a falta de equipamentos de proteção individual, bem como a ausáncia de formação dos(as) trabalhadores(as) em educação em alguns municí­pios, tais como: equipe gestora, técnicos(as), professores(as), zeladores(as), serventes, merendeiras, motoristas de transporte escolar, entre outros(as) profissionais para a aplicação dos protocolos sanitários, torna a escola um perigoso espaço de proliferação do ví­rus e de suas novas variantes. Isso porque, a Educação é uma atividade que promove a aglomeração em espaços fí­sicos limitados e com permanáncia prolongada.

CONSIDERANDO as experiáncias frustradas de retorno das atividades presenciais, em vários municí­pios e outros Estados, inclusive na iniciativa privada.

CONSIDERANDO a possibilidade de repetir o caos do Estado do Amazonas, com a falta de oxigánio, o colapso ocasionado pela falta de leitos e de profissionais da Saúde, ou ainda, a falta de vacina e a demora para a imunização da população, a FETEMS e os 74 SIMTEDs apontam para questões centrais que precisam ser executadas e garantidas para que o retorno seguro das atividades presenciais nas unidades de educação se efetive sem colocar em risco de prejuí­zo tudo o que já foi realizado para o controle e combate í  COVID-19 em Mato Grosso do Sul:

1. Queremos voltar í s atividades presenciais, mas com todas as proteções necessárias para garantir a segurança sanitária que evite a infecção pela COVD-19;

2. Que os Governos Estaduais tenham autonomia para a compra das vacinas aprovadas pela ANVISA ou importadas, e a sua distribuição junto com os insumos necessários;

3. Que os Governos e Secretarias Estaduais firmem ações concretas para garantia da vacinação dos(as) trabalhadores(as) em educação e a execução das normas sanitárias para o combate das novas variantes do Coronaví­rus;

4. Que o retorno das atividades presenciais, mesmo que escalonado e atendendo os critérios de distanciamento social, ocorra com a vacina de todas e todos trabalhadores(as) em educação;

5. Que seja garantida aos(as) trabalhadores(as) em educação, a manutenção do trabalho remoto e aos que retornarem, a garantia das condições necessárias de EPIs para a proteção individual (exigindo o fornecimento aos(í s) trabalhadores(as) terceirizados(as), assim como de infraestrutura condizentes para o distanciamento estabelecidos nas normas sanitárias);

6. Que o Governo do Estado forneça, adéque ou atualize equipamentos digitais (computadores, tabletes e internet) para os(as) Profissionais em Educação;

7. Que o poder público nas suas diferentes esferas garanta uma polí­tica cooperada de promoção de segurança alimentar e nutricional, realizando a compra de alimentos da alimentação escolar e a entrega í s famí­lias;

8. Diante do exposto, a FETEMS, os 74 SIMTEDs e os(as) Profissionais em Educação de Mato Grosso do Sul reiteram a posição de NíƒO RETORNO í€S AULAS PRESENCIAIS OU HíBRIDAS SEM QUE TODOS E TODAS SEJAM VACINADOS(AS)!

9. Que esse trabalho seja acompanhado pelo Ministério Público, FETEMS, seus 74 SIMTEDs afiliados e sociedade civil.

Assinam:

FETEMS – Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul

CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

ACP/CAMPO GRANDE

SIMTED – íGUA CLARA

SIMTED – íLCINí“POLIS

SIMTED – AMAMBAI

SIMTED – ANASTíCIO

SIMTED – ANAURILíƒNDIA

SIMTED – ANGí‰LICA

SIMTED – ANTONIO JOíƒO

SIMTED – APARECIDA DO TABOADO

SIMTED – AQUIDAUANA

SIMTED – ARAL MOREIRA

SINTEBAN – BANDEIRANTES

SIMTED – BATAGUASSU

SIMTED – BATAYPORíƒ

SIMTED – BELA VISTA

SIMTED – BONITO

SIMTED – BODOQUENA

SIMTED – BRASILí‚NDIA

SIMTED – CAARAPí“

SIMTED – CAMAPUíƒ

SIMTED – CASSILí‚NDIA

SIMTED – CHAPADíƒO DO SUL

SIMTED – CORGUINHO/ROCHEDO

SIMTED – CORONEL SAPUCAIA

SIMTED – CORUMBí

SIMTED – COSTA RICA

SIMTED – COXIM

SIMTED – DEODíPOLIS

SIMTED – DOURADINA

SIMTED – DOURADOS

SIMTED – DOIS IRMíƒOS DO BURITI

SIMTED – ELDORADO

SIMTED – FíTIMA DO SUL

SIMTED – GLí“RIA DE DOURADOS

SIMTEL – GUIA LOPES DA LAGUNA

SIMTED – IGUATEMI

SIMTEI – INOCíŠNCIA

SIMTED – ITAPORíƒ

SIMTED – ITAQUIRAí

SINTEIV – IVINHEMA

SIMTEJA – JARAGUARI

SIMTEJ – JARDIM

SIMTED – JATEí

SITEL – LADíRIO

SIMTEB – LAGUNA CAARAPíƒ

SIMTREMA – MARACAJU

SIMTED – MIRANDA

SIMTED – MUNDO NOVO

SIMTED – NAVIRAí

SIMTEN – NIOQUE

SIMTED – N. ALVORADA DO SUL

SIMTED – NOVA ANDRADINA

SIMTED – PARANAíBA

SIMTED – PARAíSO DAS íGUAS

SIMTED – PARANHOS

SIMTED – PEDRO GOMES

SIMTED – PONTA PORíƒ

SIMTED – PORTO MURTINHO

SIMTED – RIBAS DO RIO PARDO

SIMTED – RIO NEGRO

SIMTED – RIO BRILHANTE

SIMTED – RIO VERDE

SIMTED – SANTA RITA DO PARDO

SIMTED – SíƒO GABRIEL DO OESTE

SIMTED – SETE QUEDAS

SINTED – SIDROLí‚NDIA

SIPREMS – SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DA REDE DE ENSINO DA EDUCAí‡íƒO BíSICA DE SIDROLí‚NDIA-MS

SIMTED – SONORA

SINTEDE – CAMPO GRANDE

SIMTED – TACURU

SIMTED – TAQUARUSSU

SIMTED – TERENOS

SINTED – TRíŠS LAGOAS

SIMTED – VICENTINA”

Fonte: EnfoqueMS

2021-02-24 08:43:00

Sair da versão mobile