Início Cidades Caarapó Escolas municipais de Caarapó iniciam ano letivo com ensino remoto

Escolas municipais de Caarapó iniciam ano letivo com ensino remoto

0

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó (Semeec) confirmou que o ano letivo de 2021 começa com aulas remotas. A volta í s aulas acontece nesta segunda-feira (1º), quando as instituições educacionais do municí­pio estarão ofertando atividades pedagógicas complementares (APCs), para serem desenvolvidas no ambiente familiar.

De acordo com a Semeec, as aulas começam com 4.128 alunos matriculados nas 11 unidades escolares de Ensino Fundamental e Educação Infantil, mas as matrí­culas continuam nas instituições, no horário das 7 í s 11h e das 13 í s 17h, de segunda a sexta-feira.

Em março do ano passado, as aulas presenciais foram suspensas no municí­pio de Caarapó em razão da pandemia provocada pelo novo coronaví­rus, que atingiu todo o planeta. Como em todo o paí­s, a alternativa encontrada foi o ensino remoto, adotado para minimizar os prejuí­zos de aprendizagem dos estudantes e manter o andamento ano letivo. Neste ano de 2021, como o cenário nacional ainda é de pandemia, o ano letivo terá iní­cio ainda com ensino remoto.

A titular da Semeec, Ieda Maria Marran, explica que, assim como em 2020, os gestores escolares e os professores estão orientados a ajustar a quantidade e a qualidade do material enviado aos alunos e a adequação í  faixa etária de cada turma, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currí­culo de Referáncia de Mato Grosso do Sul. “As atividades estão sendo planejadas considerando as competáncias e habilidades previstas para cada ano escolar, dentro do perí­odo educacional e também a capacidade de realização no ambiente domiciliar. A forma de organização, entrega das atividades e contato com as famí­lias são de responsabilidade da equipe gestora de cada instituição educacional pertencente í  rede municipal de ensino”, ressalta.

As equipes escolares, em cada instituição educacional da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, planejam as atividades, elaboram um cronograma de estudo, distribuí­do durante cada dia da semana, de acordo com a disciplina a ser trabalhada. As atividades elaboradas serão encaminhadas semanalmente para o grupo das turmas no aparelho de telefonia celular do pai, mãe ou responsável, via aplicativo, com as orientações sobre como realizar as atividades e quais os passos a serem seguidos.

Para as famí­lias que não possuem acesso í  internet ou recursos tecnológicos, as equipes pedagógicas providenciarão e disponibilizarão apostilas das atividades elaboradas, com as devidas orientações dos professores, para que as crianças possam realizar as atividades em casa.

As dúvidas que surgirem deverão ser encaminhadas para os professores pelo celular. Sempre que necessário, a equipe pedagógica entrará em contato com as famí­lias para ajustar os trabalhos. As equipes pedagógicas estarão disponí­veis todos os dias, no celular e aplicativos, para atender professores, pais e estudantes. As escolas e centros de Educação Infantil estarão abertas para atender de forma presencial, sempre que necessário, com agendamento prévio.

Na Escola Municipal Indí­gena í‘andejara Polo e Extensões, onde as famí­lias não tám acesso í  internet e não dispõem de equipamentos tecnológicos, as atividades serão planejadas, impressas e entregues, considerando as especificidades da comunidade local.

A secretária Ieda Marran ressalta a importância da ajuda das famí­lias para minimizar os prejuí­zos no ensino e aprendizagem nessa situação de pandemia. “A parceria famí­lia-escola no ano de 2020 foi fundamental para promover o aprendizado das crianças, adolescentes e jovens, que tanto necessitam de apoio nesse momento. As dificuldades são muitas, porém, com o esforço de todos, gestores e professores, conseguiremos manter a educação viva com os estudantes e fortalecer ainda mais a relação famí­lia-escola”, conclui a secretária.

Fonte: Jornal Dia Dia

2021-03-01 09:41:00

Sair da versão mobile