Início Notícias Comércio Parceria capacita pessoas de baixa renda para atuarem no promissor mercado da...

Parceria capacita pessoas de baixa renda para atuarem no promissor mercado da energia solar

0

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), mostram que no ano passado, o setor atraiu R$ 13 bilhões em investimentos, sendo a maior parte desses recursos destinada a pequenos sistemas de geração solar.

Mesmo em meio í  pandemia, o Brasil quase dobrou sua potáncia instalada em energia solar. No final de 2019, contava com potencial de 4,6 gigawatts (GW), e um ano depois, registrava 7,5 GW, representando crescimento de 64%.

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso do Sul ocupa o 11° lugar no ranking de geração distribuí­da com 154,8 megawatt (MW), enquanto Campo Grande ocupa o 8° lugar no ranking das capitais com 31,7 MW, conforme dados de fevereiro da Absolar. 

No ano passado o setor gerou mais de 86 mil novos empregos espalhados por todas as regiões do território nacional. Isso mostra que o mercado de energia solar está em ascensão.

De olho nesse novo nicho de oportunidades, a Secretaria de Direitos Humanos, Assistáncia Social e Trabalho (Sedhast) por meio do Rede Solidária formou no final de fevereiro, a primeira turma de instalação em energia fotovoltaica, fruto de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

Reginaldo (capacete azul em primeiro plano) com os colegas durante o curso

Reginaldo Cabral da Silva, de 47 anos, está entre os 24 formandos. Ele que já tinha o curso de eletricista afirma que este fará dele um profissional mais completo. “Esse é um mercado que está crescendo e a expectativa é das melhores. Estamos num grupo de whatsapp para indicações e troca de informações da área. Tem colegas que já estão atuando e outros que vão abrir sua própria empresa”, afirma.

O curso prepara o aluno para as etapas de planejamento, instalação e manutenção dos sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, seguindo a legislação vigente e as normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente. A atuação também abrange a prestação de consultoria técnica, gestão de projetos e equipes.

Considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável, a energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar, capaz de reduzir a conta de luz em até 95%. O curso ofertado em parceria com o Senai é destinado a famí­lias de baixa renda cadastradas no Programa Rede Solidária. 

;Estamos muito confiantes nas possibilidades que este curso vai proporcionar aos alunos que agora estão capacitados para este mercado que está crescendo bastante. O Rede Solidária tem esse papel que é promover a emancipação das famí­lias de nossa comunidade, e a capacitação e profissionalização é fundamental para melhorar a colocação e entrada no mercado de trabalho. Agora nossa expectativa é abrir uma nova turma no segundo semestre, bem como outros cursos que já estão garantidos através da parceria com o Senai;, afirma Paulo Xavier Diretor Rede Solidária II, Unidade Iria Leite, no bairro Jardim Noroeste.

Fonte: Mireli Obando, Subcom e Deise Helena, Rede Solidária

2021-03-03 08:18:00

Sair da versão mobile