Início Notícias Educação Pesquisadores da UEMS participam do fomento do cultivo de amendoim

Pesquisadores da UEMS participam do fomento do cultivo de amendoim

0

No último sábado, 20 de março, os professores do curso de Agronomia da Unidade Universitária de Cassilândia, Cássio de Castro Seron, Eduardo Pradi Vendruscolo, e Murilo Battistuzzi Martins, e o Professor Tiago Zoz, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Unidade Universitária de Mundo Novo, participaram do 1° Encontro de Produtores de Amendoim em Paranaí­ba-MS.

O evento foi promovido pela Cooperativa Casul (Cooperativa Agropecuária de Parapuã) com apoio do Sindicato Rural de Paranaí­ba, o objetivo foi de difundir a cultura do amendoim na região do Bolsão Sul-Mato-Grossense. Esta é uma alternativa de cultivo que pode ser utilizada para a reforma de pastagens e adicionalmente ser uma fonte alternativa de renda para o produtor rural.

O professor Cássio Seron explica que “fatores como as extensas áreas de pastagem, que necessitam de reforma, podem ser utilizadas para o cultivo do amendoim, e como as condições edafoclimáticas são propí­cias para o desenvolvimento da cultura, isso torna a região uma nova fronteira agrí­cola para o cultivo desta cultura. Além disso, o cultivo de uma leguminosa que possui o potencial de fixação de nitrogánio é extremamente favorável para uma posterior formação de pastagem com maior potencial produtivo para a pecuária”.

No segundo semestre de 2020, a Embrapa e a UEMS firmaram um convánio para desenvolver pesquisas com a cultura de amendoim no Mato Grosso do Sul. Elas estão sendo desenvolvidas na área experimental da Unidade Universitária de Cassilândia em parceria firmada com o Programa de Melhoramento do Amendoim (PMA) da Embrapa e com o apoio da Casul.

Este Projeto tem como objetivo identificar linhagens de amendoim que são promissoras para o cultivo na região de Cassilândia, contendo nele o ensaio que já faz parte da rede nacional de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) de amendoim.

No segundo semestre de 2021, ensaios de VCU e pesquisas relacionadas a adubação e manejo da cultura do amendoim serão conduzidos nos municí­pios de Cassilândia e Mundo Novo pela equipe de professores da UEMS mencionada acima, com envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação da UEMS, e parceria de produtores rurais locais, do pesquisador da Embrapa, Dr. Jair Heuert, e o Eng. Agrônomo Mennes Vieira Silva, da Casul.

Fonte: UEMS

2021-03-26 09:00:00

Sair da versão mobile