Início Notícias Cidades UEMS e ITAIPU protagonizam com Mundo Novo o 3º lugar em Sustentabilidade...

UEMS e ITAIPU protagonizam com Mundo Novo o 3º lugar em Sustentabilidade em MS

0

A UEMS comemora com o municí­pio de Mundo Novo e a Itaipu Binacional o terceiro melhor desempenho entre todos os municí­pios de Mato Grosso do Sul no índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) segundo avaliação do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

Ao longo dos últimos anos, através dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Ciáncias Biológicas – Licenciatura da Unidade de Mundo Novo, iniciativas na área ambiental foram amplamente desenvolvidas pelos docentes e acadámicos por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão em parceria com o poder público municipal de Mundo Novo e Itaipu Binacional.

Parceria

Dentre as atividades de extensão podemos citar algumas iniciativas desenvolvidas pelos discentes e docentes em parceria com a Prefeitura:

  • Ações relacionadas ao saneamento municipal, especialmente nas áreas relacionadas a vigilância sanitária, Plano de Resí­duos Sólidos, Plano Municipal de Coleta Seletiva, Plano Municipal de Saneamento Básico; Epidemiologia, Controle de zoonoses; Comissão Municipal de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;
  • Ações relacionadas í  conscientização e educação ambiental, tais como atividades alusivas ao “Dia Mundial da ígua”, “Dia da írvore”, “Dia do Meio Ambiente”, Programa “Rio Mais Limpo”, Programa “Cultivando ígua Boa” e “Encontros e Caminhos” em parceria com a ITAIPU Binacional, eventos de educação ambiental tais como palestras, capacitações, bem como oficinas;
  • Eventos em escolas tais como palestras sobre solo, conservação de nascentes, qualidade da água, importância de recuperação de áreas degradadas;
  • Participação em eventos de proposição de novas medidas ambientais tais como Reuniões do Conisul, reuniões do Coletivo Educador, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho de Turismo; Conselho Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação e Formação de Educadores Ambientais – FEA;
  • Realização de eventos de divulgação cientí­fica e de ações de educação ambiental voltada ao público, tais como “Noite dos Morcegos”, visitas técnicas a unidades de tratamento de resí­duos, unidades de conservação, ações práticas de recuperação de nascentes, Feira de Profissões e Encontro de Integração de Gestores Municipais;
  • Ações relacionadas a implementação da coleta seletiva no municí­pio, tais como elaboração de cartilhas e folders educativos, além de palestras e reuniões com lideranças;

Além disso, a parceria proporcionou a realização de estágios dos alunos de graduação voltados a atividades na área ambiental, desenvolvidos na secretaria de Meio Ambiente. Destacam-se também a realização de trabalhos de pesquisa nas mais diferentes áreas relacionadas a sustentabilidade ambiental, como:

– Análise sobre o gerenciamento de resí­duos sólidos produzidos na área urbana e áreas rurais do municí­pio;

– Conscientização sobre animais errantes;

– Recuperação de nascentes (avaliação da vegetação e qualidade do solo);

– Análise do perfil socioeconômico e sustentabilidade de pescadores artesanais no Rio Paraná;

– Trabalhos que englobam a questão do manejo, preservação e conscientização ambiental sobre as Unidades de Conservação presentes no municí­pio;

– Sustentabilidade das áreas cultivadas com Sistema Plantio Direto;

– Levantamentos de fauna e flora em fragmentos florestais urbanos;

– Potencial de Ecoturismo do municí­pio de Mundo Novo;

– Destinação adequada dos resí­duos de saúde pública;

– Caracterização e sustentabilidade do sistema de abastecimento de água do municí­pio;

– índice de salubridade ambiental de Mundo Novo;

– Compostagem de resí­duos orgânicos;

– Plantas Medicinais;

– Coleta seletiva;

– Ecologia Aquática em Unidades de Conservação do Municí­pio;

– Reciclagem de resí­duos eletroeletrônicos;

– Importância do ICMS Ecológico.

O Gerente da UEMS Mundo Novo, Prof Dr. Leandro Marra, credita a conquista a importante e robusta parceria com o Municí­pio de Mundo Novo e a Itaipu Binacional. Parceiras estas que possuem “via de mão dupla” contribuindo com a formação dos acadámicos dos cursos de Ciáncias Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental, por meio das atividades de ensino, pesquisa e de extensão. í‰ a UEMS exercendo sua missão institucional e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense. “Parabenizamos a Gestão Municipal de Mundo Novo pela conquista”, finaliza o professor.

Desenvolvimento sustentável

O índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma ferramenta para estimular e monitorar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em diversas cidades brasileiras. Elaborado com base em mais de 80 indicadores, o í­ndice atribui, para cada municí­pio, uma pontuação especí­fica por objetivo e outra, a pontuação final de classificação das cidades, para o conjunto dos 17 ODS. Estes í­ndices apresentam uma avaliação dos progressos e desafios dos municí­pios.

Mundo Novo ocupou a 399º posição na classificação geral brasileira, e o 3º lugar no Estado de Mato Grosso do Sul, sob critérios que envolvem vários trabalhos desenvolvidos no Municí­pio, como nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, Finanças, e, principalmente, Meio Ambiente.

Com a iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), espera-se gerar um movimento de transformação efetiva nas cidades brasileiras, orientar a ação polí­tica municipal e definir referáncias e metas com base em indicadores de gestão. í‰ uma oportunidade para as cidades se integrarem a mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030.

Desde 2015, esse Acordo Global passou a existir e foi assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, e seu propósito se confirma em promover a prosperidade econômica, desenvolvimento social e proteção ambiental, o que requer participação ativa dos governos, sociedade civil e setor privado. Depois de passar pela revisão dos pares, também foi auditada pelo corpo cientí­fico da Comissão Europeia, o Centro Comum de Pesquisa (JRC, na sigla em inglás), confirmando a credibilidade do Acordo Global.

A UEMS/Mundo Novo desenvolveu também vários outros projetos com a Prefeitura de Mundo Novo a partir da parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municí­pios Lindeiros, além de já ter implantado vários programas de cunho sustentável na Cidade. Dentre os projetos, um novo, a implantação da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) está em andamento. Alguns dos trabalhos na parceria com a Itaipu são:

– Coleta Seletiva;

– Lixo Eletrônico;

– Escola Flores;

– Recuperação de Nascentes;

– Plantio de Mudas;

– Receitas Saudáveis (aproveitamento total dos alimentos);

– Adote sua caneca (substituição dos copos de plástico);

– Corrente do bem;

– Hortas Comunitárias;

– Implantação de Cisternas;

– Oficina de Grafite;

– Limpeza dos Rios (Paraná e Iguatemi);

– Levantamento de curva de ní­vel;

– Cascalhamento das estradas.

Para o Superintende de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, Ariel Scheffer da Silva, o desempenho de Mundo Novo é fruto de um bom planejamento de ações voltadas í  gestão ambiental territorial e í  segurança hí­drica, e, também, da qualidade dos parceiros que executaram as ações. Segundo Ariel, as parcerias contemplaram vários aspectos estruturantes que trouxeram resultados sólidos, tais como a formação humana, desde a educação ambiental í  formação acadámica, a pesquisa e a extensão, e ações práticas no território do Municí­pio como a estruturação da gestão de resí­duos sólidos. O Superintendente destaca a relevância desta conquista: “sinal de um futuro sustentável para Mundo Novo”.

Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade, vice-prefeita de Mundo Novo, destaca que é momento de alegria e sensação de dever cumprido. “Esta conquista simboliza o esforço e dedicação dos servidores municipais para o tema Desenvolvimento Sustentável. Não temos medidos esforços para avançar nesta área”. Rosária, reconhece e agradece o apoio da UEMS e Itaipu Binacional.  í‰ a UEMS formando profissionais capacitados e a Itaipu contribuindo com os convánios são protagonistas nesta conquista.

Fonte: Assessoria de comunicação UEMS

2021-04-15 08:55:00

Sair da versão mobile