Início Notícias Política PEC do Coronel David que barra a contratação de condenados por violência...

PEC do Coronel David que barra a contratação de condenados por violência doméstica no serviço público é aprovada por unanimidade

0

Emenda Constitucional que barra a contratação de condenados por violáncia doméstica no serviço público de Mato Grosso do Sul foi aprovada por unanimidade, nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa. A PEC, de autoria dos deputados estaduais Coronel David (sem partido) e Zé Teixeira (DEM), vale não só para a defesa das mulheres, mas de crianças, adolescentes e idosos.

Reconhecido em todo o Estado por sua luta a favor de polí­ticas públicas de defesa da mulher, o Coronel David propôs a emenda ao artigo 27 da Constituição Estadual com base nos inúmeros casos de violáncia doméstica em Mato Grosso do Sul. Só no ano passado, foram registrados 12 casos de feminicí­dio em Campo Grande e mais 27 no interior.

Atualmente, a Constituição Estadual determina ser “vedada a designação para função de confiança ou a nomeação para emprego ou cargo efetivo ou em comissão de pessoa que esteja em situação de inelegibilidade em razão de condenação ou punição de qualquer natureza”.

A emenda do Coronel David acrescenta ao texto o impedimento na contratação de condenados pela Lei Maria da Penha, por crimes de “dignidade sexual” contra crianças e adolescentes, e atos de violáncia contra os idosos.

“Agradeço a todos os parlamentares que vão nos ajudar a colocar Mato Grosso do Sul na vanguarda para que nós possamos dizer a todos, que, aqueles que batem em mulher, violentam de forma sexual crianças e praticam violáncia contra idosos, não tám condições morais de fazerem parte do serviço público de Mato Grosso do Sul”, enfatiza o Coronel David.

Constitucional- Lei semelhante foi apresentada no municí­pio de Valinhos (SP) e contestada pelo Executivo Municipal com base no princí­pio da separação de poderes. O impasse foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal) que reconheceu a constitucionalidade da lei.

Outras ações- A participação do deputado estadual Coronel David em polí­ticas públicas voltadas para as mulheres começou antes mesmo de ele assumir uma das cadeiras da Assembleia Legislativa.  

O ex- comandante da Polí­cia Militar de Mato Grosso do Sul é responsável pela criação da “Cartilha POP” (Procedimento Operacional Padrão), um protocolo voltado para os policiais militares com procedimento e condutas adequadas no atendimento í  mulher ví­tima de violáncia doméstica.

Na Casa de Leis, ele destinou emendas parlamentares para projetos voltados exclusivamente í s mulheres e homenageou aquelas que se destacaram no exercí­cio de suas atividades.

Fonte: Bruna Aquino -Coordenadoria de Comunicação do Deputado Coronel David

2021-04-29 16:33:00

Sair da versão mobile