Início Notícias Saúde Secretaria de Saúde começa vacinação de profissionais da educação, transporte coletivo e...

Secretaria de Saúde começa vacinação de profissionais da educação, transporte coletivo e limpeza urbana

0

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou resolução nesta quinta-feira (29.4) incluindo novos grupos para serem imunizados em Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul recebeu o 15º lote da vacina contra coronaví­rus com 65.750 doses.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que os novos grupos incluí­dos na vacinação são de extrema importância. “Os municí­pios poderão vacinar pessoas de 55 anos com comorbidades, professores que estejam em atividades, trabalhadores da limpeza urbana e aqueles que trabalham nos transportes urbanos. Nós ainda queremos avançar na vacinação das grávidas e puérperas”, destacou.

De acordo com a resolução Nº 77/CIB/SES passam a ser vacinados Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA), desde que tenham entre 55 í  59 anos de idade; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros, desde que tenham entre 55 í  59 anos de idade; Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resí­duos sólidos, desde que tenham entre 55 í  59 anos de idade.

A Secretaria também abriu a vacinação para gestantes a partir de 18 anos, em qualquer idade gestacional; e puérperas a partir de 18 anos até 45 dias após o parto.

Continua a vacinação de idosos acima  de 60 anos e pessoas com de sí­ndrome de down, anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, obesidade mórbida e as com deficiáncias permanentes que apresentem limitação motora.

A Secretaria de Estado ressalta que os municí­pios devem observar o aprazamento para ministrar a segunda dose (D2), conforme prévio agendamento, podendo ser utilizados doses remanescentes de outros grupos finalizados para suprir tal necessidade.

A SES destaca que o municí­pio que concluir 100% da vacinação de algum dos grupos prioritários descritos poderá empregar doses remanescentes para dar continuidade í  vacinação dos demais grupos constantes na Resolução.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 695.863 pessoas, sendo 482.086 com a primeira dose e 213.422 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado brasileiro com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 13,47% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante.

A Resolução com nos novos públicos alvos, juntamente com a quantidade enviada pro cada municí­pio foi publicado no Diário Oficial do Estado edição Extra desta sexta-feira e pode ser acessado aqui.

Fonte: Airton Raes, SES

2021-04-30 08:13:00

Sair da versão mobile