Início Cidades Caarapó Apesar da pandemia da Covid-19, Caarapó segue com saldo positivo na geração...

Apesar da pandemia da Covid-19, Caarapó segue com saldo positivo na geração de empregos formais

0

A administração municipal de Caarapó segue firme no combate í  pandemia do novo coronaví­rus, adotando as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias em relação í  prevenção da doença e promovendo a vacinação, conforme a disponibilidade do imunizante. O resultado é o relativo controle da transmissão do Sars-Cov-2 no âmbito do municí­pio, que registrava, até o último dia 5,  2.573 contaminados;  mortes – 25; pessoas em isolamento – 18; internados – 6; aguardando resultado – 38; recuperados – 2.521; multados por descumprimento de isolamento – 75; isolados na reserva indí­gena – zero.

Apesar da pandemia, o municí­pio de Caarapó vai bem em todos os setores de responsabilidade do Poder Público. Merece destaque a área de desenvolvimento econômico, cujos indicadores revelam que a estratégia da administração municipal no enfrentamento da Covid-19 preserva vidas e protege a economia local. O prefeito André Nezzi pondera que “Caarapó iniciou os trás primeiros meses deste ano, assim como terminou 2020, tendo saldo positivo na geração de empregos, sendo que somente no más de março tivemos 137 novas vagas geradas com carteira assinada”, registra o dirigente, com base nos dados divulgados pelo Caged  – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia. “Mesmo em meio í  pandemia, onde nosso foco principal é salvar vidas, nossa administração segue investindo no municí­pio e trabalhando para gerar novos empregos e continuar atraindo novas empresas para nossa cidade”, acrescenta o prefeito.

Relatório da Casa do Trabalhador, vinculada í  Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, indica que, apenas nos trás primeiros meses deste ano, o órgão realizou 1.969 atendimentos, encaminhando 428 profissionais ao mercado de trabalho. A função do órgão é inserir, reinserir e manter trabalhadores no mercado de trabalho, fazendo a intermediação entre trabalhadores e empresas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Caarapó tem contribuí­do para o crescimento econômico do municí­pio. O órgão atua em função do potencial agrí­cola e pecuário, passando ainda pelas áreas de indústria e comércio, fomentando o crescimento desses setores, com um olhar especial voltado í  agricultura familiar.

Os projetos desenvolvidos passam pelo incentivo í  Feira do Produtor, com exposição e vendas de produtos dos pequenos produtores duas vezes na semana, na Praça Central. Pequenos produtores também recebem suporte técnico e apoio para preparo do solo em suas propriedades. A prefeitura também atua no sentido de fomentar a oferta, pelos produtores, de alimentos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDR) promove reuniões periódicas no sentido de orientar as ações da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico em relação aos projetos destinados aos pequenos produtores rurais. E mais: estão sendo desenvolvidos projetos de assistáncia técnica para produtores indí­genas e assentados, a fim de dinamizar técnicas de produção, bem como apoiando a recuperação de máquinas e equipamentos agrí­colas.

Projetos na área de desenvolvimento econômico da prefeitura de Caarapó encampa ainda a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para atender a agricultura familiar para a compra de produtos alimentí­cios. Além disso, estão sendo buscadas parcerias em outras esferas de governo para atender a bacia leiteira com projetos de inseminação artificial e comercialização de pescados vivos e eviscerados no âmbito do municí­pio.

Na área de turismo, os trabalhos preliminares para recuperação do balneário municipal já tiveram iní­cio. Trata-se de projeto que será implantado em parceria com o Governo do Estado. Além disso, está em fase inicial o projeto de recuperação na nascente do córrego Diogo Cuá – uma parceria entre o Departamento Municipal de Turismo e o de Meio Ambiente.

Parceria entre o Departamento de Meio Ambiente e a cooperativa local de materiais recicláveis vai permitir a expansão da coleta seletiva de lixo até atingir 100% da área urbana da sede do municí­pio, prevista para dezembro deste ano. Além disso, o órgão é responsável por orientar produtores rurais sobre técnicas de conservação do solo para fins ambientais, como ocorreu com proprietários da região do Boi Jaguá, em parceria com a Polí­cia Militar Ambiental.

Outra importante ação na área de desenvolvimento econômico está ligada ao Serviço de Inspeção Municipal, que tem por objetivo a certificação de produtos alimentí­cios de origem vegetal e animal. Nesse sentido, o órgão promoveu a certificação de entreposto de mel e de açougue de supermercado na sede do municí­pio, legalizando a comercialização de produtos. Também realizou visitas técnicas de orientação aos estabelecimentos urbanos e a produtores rurais do ramo de carnes, ovos, leite e de peixes que buscam certificação.  

Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria

2021-05-07 17:59:00

Sair da versão mobile