Início Notícias Polícia PM diz que vai remanejar efetivo de 3 operações para fiscalizar “bandeira...

PM diz que vai remanejar efetivo de 3 operações para fiscalizar “bandeira cinza”

0

A PM (Polí­cia Militar) vai se valer do efetivo já reforçado nas trás operações em andamento em Mato Grosso do Sul para fiscalizar as medidas restritivas impostas pela bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia).

De domingo (dia 13) até 24 de junho, 43 das 79 cidades –  incluindo Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Trás Lagoas –  terão toque de recolher a partir das 20 h e somente serão liberadas as atividades essenciais.

No entanto, medidas mais duras já foram adotadas pelo governo durante a pandemia. No más de março, por exemplo, o toque de recolher era í s 16h no fim de semana.

Conforme a PM (Polí­cia Militar), a corporação já está com efetivo reforçado por conta de trás operações: Hórus e Narco Brasil, que fiscalizam principalmente municí­pios na região de fronteira; e eleições em Sidrolândia, cidade que elege prefeito no próximo domingo.

Os comandos regionais da PM foram orientados para prestar o apoio necessário para as autoridades municipais, de acordo com a realidade de cada cidade.

Capital – A Guarda Civil Metropolitana vai manter o efetivo que já utiliza em Campo Grande no perí­odo de bandeira cinza. “A Guarda Civil Metropolitana mantém, diariamente, em torno de 80 servidores de serviço. A princí­pio, não haverá aumento”, afirma o secretário de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

De primeiro de janeiro a 10 de junho, os guardas flagraram 28.930 pessoas descumprindo o toque de recolher na Capital.  No mesmo perí­odo, foram 6.522 denúncias de aglomeração.

Bandeira – O Prosseguir classifica as cidades por grau de risco para a covid-19 e o mapa divulgado ontem mostrou que 43 municí­pios estavam na situação mais crí­tica, sinalizada pela bandeira cinza. Primeiro, as medidas mais restritivas deveriam entrar em vigor nesta sexta-feira (dia 11).

Mas, a pedido de prefeitos, o governo adiou para domingo (dia 13). Desta forma, voltou a valer até amanhã o Prosseguir divulgado na quarta-feira, no qual nenhuma cidade tem bandeira de alerta para risco extremo.

A  partir do dia 13, a bandeira cinza é válida para ígua Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí­, Ivinhema, Japorã, Jardim, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí­, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Selví­ria, Sete Quedas, Sidrolândia, Terenos e Trás Lagoas.

Fonte: Aline dos Santos/ Campo Grande News

2021-06-12 04:23:00

Sair da versão mobile