Início Notícias Cidades Isolamento social aumentou número de denúncias de violência contra pessoas idosas recebidas...

Isolamento social aumentou número de denúncias de violência contra pessoas idosas recebidas pelo Disque 100

0

No Dia Mundial de Conscientização da Violáncia Contra a Pessoa Idosa — celebrado nesta terça-feira (15), dados do Ministério da Mulher, da Famí­lia e dos Direitos Humanos (MMFDH), mostram que as denúncias de violáncia contra pessoas idosas recebidas pelo Disque 100, tiveram um aumento de 53% em 2020, se comparadas com o ano de 2019.

No fim do ano passado, com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o número observado em 2019 (48,5 mil registros) passou para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registrou mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso no Brasil.

E com o objetivo de diminuir esses dados alarmantes, a Lei 5.215/2018, instituiu a campanha “Junho Prata;, que une esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito í  integridade fí­sica e psí­quica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), Lilian Veronese, a pandemia e o isolamento social contribuí­ram para que as violações de direitos contra pessoas idosas aumentassem e explica o papel importante da sociedade no enfrentamento dessa violáncia.

â€œí‰ papel social respeitar as pessoas idosas em todos os lugares, dando assento no ônibus para sentarem, não estacionar nas vagas destinadas í s pessoas idosas, dar o lugar na fila, por exemplo. Se tiver uma idosa na famí­lia, conversar, ajudá-la a ter autonomia, informar aos idosos de nosso conví­vio que é crime fazer piada, discriminar, hostilizar as pessoas idosas. Também é crime se apropriar de bens e dinheiro que é de propriedade da pessoa idosa. Precisamos levar as informações a todos os idosos, as pessoas tám que ter mais empatia, respeito e se conscientizar”, explica.

A campanha é realizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e conta com o apoio do Governo do Estado. “Somos parceiros nesta campanha com o intuito de garantir direitos e promover a autonomia, valorização e participação dos idosos na sociedade. Além de levantarmos a bandeira do enfrentamento a violáncia, precisamos dar visibilidade para o respeito que essas pessoas merecem, pois envelhecer com dignidade é um direito de todos”, reforça o secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso.

As atividades que compõem o Junho Prata estão todas sendo realizadas de forma remota, devido í  pandemia da Covid-19, e vão até o dia 3 de julho. Acesse a programação aqui.

Fonte: Jaqueline Hahn Tente,  Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secc)

2021-06-16 09:35:00

Sair da versão mobile