Início Notícias Cidades Investimentos do Governo de MS em infraestrutura impulsionam vagas na construção civil

Investimentos do Governo de MS em infraestrutura impulsionam vagas na construção civil

0

Com 249 canteiros de obras em todo Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado tem sido indutor do desenvolvimento e da retomada da economia. Além de dar mais qualidade de vida í  população, os empreendimentos executados com recursos próprios e de convánios tám gerado emprego e renda em todos os cantos do Estado.

Encarregado de obras trabalha na revitalização do Parque dos Poderes

Trabalhador da construção civil, Paulo Sérgio de Lima, 50 anos, perdeu o emprego no iní­cio da pandemia de covid-19 e ficou por meses sem renda fixa. “Estava trabalhando registrado e o empresário não teve condições de me manter. Fui despedido e fiquei vivendo de bico, até que nesse ano apareceu a oportunidade de trabalhar na Engepar”, diz.

A construtora que deu uma oportunidade de emprego para o encarregado de obras venceu licitação do Governo do Estado para revitalizar o Parque dos Poderes, em Campo Grande, por R$ 18,9 milhões. Mantendo uma média de 82 operários trabalhando por dia na reconstrução do espaço, a empresa estima terminar a obra na segunda quinzena de 2022.

Engenheiro da Engepar avalia cenário positivo para a construção civil

O engenheiro responsável pelo empreendimento, Guth Halley, avalia o cenário positivo para a construção civil. “O setor tem uma flexibilização muito grande. Enfrentou um perí­odo de queda no iní­cio da pandemia, mas em seguida se ergueu. Por conta desse dinamismo, o setor responde rapidamente ao mercado, aquecendo e movimentando a economia”, explica Halley.

O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressalta que ;o setor da construção civil representa oportunidades em diversas áreas;. ;Tanto de forma direta, como de forma indireta, representa mudança de vida tanto para quem atua nas obras como para utiliza e para quem rodeia. í‰ mais do que asfalto é mais emprego e renda em MS;, afirma ele.

Eduardo Riedel ainda remete o crescimento de empregos no Estado ao perfil competitivo e de desenvolvimento: ;nosso Estado tem desenvolvido gradativamente, mesmo diante das dificuldades, e agora com o plano de retomada para os setores mais afetados pela pandemia temos a esperança de recuperar os empregos perdidos e continuar crescendo;.

Obra do Parque dos Poderes deve ser concluí­da na segunda quinzena do ano que vem

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que Mato Grosso do Sul fechou o último más de maio no azul em relação í  geração de empregos formais, aqueles com carteira assinada. Foram 21.993 contratações contra 17.666 demissões no perí­odo, gerando um saldo positivo de 4.327 novos empregos. Só no setor da construção civil foram 590 oportunidades geradas no más de maio.

O Estado vem de uma sequáncia positiva no Caged desde janeiro de 2021. ;Nos cinco primeiros meses do ano acumulamos 24.340 novos empregos formais, aqueles com carteira assinada. Esse número é 71% maior do que a quantidade de empregos aberta em todo o ano passado, que foi de 14.173. Com o avanço da vacinação, Mato Grosso do Sul vive uma plena retomada da economia;, destaca o governador Reinaldo Azambuja.

Para o governador, MS vive em plena retomada da economia mesmo durante pandemia (Foto: Chico Ribeiro)

Fonte: Bruno Chaves, Subcom, e Ana Brito, Seinfra

2021-07-06 08:16:00

Sair da versão mobile