Início Notícias Cidades Hoje é comemorado o Dia Mundial do Chocolate

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Chocolate

0

Os chocólatras de plantão com certeza concordam com o significado de “elixir dos deuses” dado ao cacau pela lenda maia. Aparentemente, a história do chocolate começa com a descoberta do cacau na América do Sul. 

Acredita-se que sua origem é proveniente da cultura asteca, quando era consumido em forma de bebida. Mas foram os maias que passaram a produzi-lo para fins de comercialização. O cacau tinha tanto valor para os povos da América Latina que era usado como moeda de troca. Os povos astecas e maias desenvolveram uma pasta, que era posteriormente dissolvida em água, de onde se obtinha uma bebida chamada Tchocolath. Essa bebida era cercada de simbologias religiosas e considerada indispensável em cerimônias e festas religiosas, desde nascimentos, a casamentos e funerais.

O sabor é capaz de curar tristezas, angústias e trazer a sensação de bem-estar. E estes são motivos para ser tão apreciado por crianças e adultos, que, em muitas situações, sempre usam uma desculpa para comer sem culpa o doce.

Mas não há motivo para o consumo do chocolate com um sentimento de culpa. Comer diariamente chocolate pode ser benéfico para a saúde desde que obedeça algumas regras, é o diz a nutricionista, Gláucia Stasiak.  â€œAo olhar a embalagem, o primeiro item da lista de ingredientes do chocolate deve ser sempre o cacau e com uma concentração acima dos 60%. Nesta condição, o consumo de até 30g pode ser diário”, mas faz um alerta: se “no rótulo do chocolate, ao invés do cacau, aparecer primeiro outros ingredientes, como o açúcar, o leite e o xarope de milho, por exemplo, quer dizer que não é um alimento nutritivo, porque não traz tantos benefí­cios í  saúde”.

O consumo das versões meio amarga e amarga no dia a dia é até um aliado para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluáncia verbal, explica Stasiak. Apesar de fazer bem para a saúde, a nutricionista não recomenda exageros.

O consumo per capita de chocolate no Brasil ainda é baixo em comparação aos paí­ses lí­deres, gira em torno de 2,6 quilos por ano. A campeã do ranking é a Suí­ça com 8,5 quilo/ano por habitante segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). De acordo com a pesquisa Conecta, encomendada pela mesma entidade de classe, os tipos de chocolate mais consumidos pelos brasileiros são tablete (43%), bombons (40%) e wafers com chocolate (34%). A pesquisa revela ainda que o chocolate ao leite é o preferido dos brasileiros (42%), seguido pelo meio amargo (31%) e pelo chocolate branco (18%).

Curiosidades

O fruto do cacau não tem gosto de chocolate. A poupa do cacau in natura não tem o gosto e o cheiro caracterí­sticos do chocolate. O aroma começa a ser desenvolvido na etapa de secagem da amándoa de cacau (a semente do fruto), ainda na fazenda e é acentuado no processo de torrefação, que tira a umidade da amándoa, antes dela seguir para o processo de moagem. Somente já nas indústrias de chocolate, durante o processo de conchagem, é que seu sabor se consolida.

Chocolate branco tem cacau, sim. Durante o processo de moagem, realizado em sua maioria por indústrias processadoras de cacau, são obtidos da amándoa dois subprodutos: a massa de cacau e a manteiga de cacau (gordura que é presente na amándoa). Ou seja, a receita básica do chocolate branco é composta por manteiga de cacau, leite e açúcar. Apenas não há adição da massa de cacau, que dá a coloração e caracterí­stica do chocolate preto, mas a presença da manteiga de cacau sinaliza a presença do fruto na composição dos ingredientes.

Fonte: EnfoqueMS

2021-07-07 08:34:00

Sair da versão mobile