Início Cidades Caarapó Caarapó atinge grau máximo em capacidade de pagamento em análise do Tesouro...

Caarapó atinge grau máximo em capacidade de pagamento em análise do Tesouro Nacional

0

O Ministério da Economia acaba de divulgar relatório referente í  capacidade de pagamento de estado e municí­pios brasileiros. Na prática, trata-se de análise acerca de eventuais riscos no caso de concessão de empréstimos pela União aos entes federativos.

 Caarapó obteve nota máxima – conceito “A” -, apurada com base em trás indicadores: endividamento, poupança corrente e í­ndice de liquidez. Avaliando o grau de solváncia, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do municí­pio, o que significa afirmar que, em caso de empréstimos financeiros para o municí­pio, Caarapó não apresenta risco de inadimplemento, ou seja, não apresenta riscos de não pagar.

 Ao tomar conhecimento do relatório, o prefeito André Nezzi disse que se trata de “um novo patamar de credibilidade da nossa cidade no contexto financeiro e demonstra a seriedade imposta pela nossa administração nesses pouco mais de dois anos e meio í  frente do municí­pio”, acrescentando que “depois de anos no vermelho, conseguimos ajustar as contas do nosso municí­pio e chegar a esse ní­vel de solváncia, confirmado pelo governo federal”.

 A análise é feita pelo Tesouro Nacional no âmbito da CAPAG (Capacidade de Pagamento), que corresponde a uma avaliação da situação fiscal do ente, o que, além de sintetizar a situação em uma simples nota, possibilita a comparação entre os demais, com base em metodologia e informações conhecidas e padronizadas. Isso significa dizer que a CAPAG corresponde a um serviço similar ao prestado pelas agáncias de classificação de risco de crédito.

 Dados da análise da CAPAG, relativos aos municí­pios e estados brasileiros, podem ser acessados no portal do Tesouro Nacional Transparente em https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag.

Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria

2021-07-19 15:35:00

Sair da versão mobile