Início Notícias Cidades Agepan antecipa em 6 meses entrega de auditoria que certifica dados do...

Agepan antecipa em 6 meses entrega de auditoria que certifica dados do Sistema Nacional de Informações do Saneamento

0

A Agáncia Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) concluiu e entregou í  Sanesul o relatório do primeiro ciclo do programa ACERTAR, que permite a auditoria e certificação dos dados referentes í  empresa comunicados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS. A Agepan é uma das agáncias pioneiras na implantação dessa metodologia. O trabalho contou com a inovação da auditoria remota, em função de restrições impostas pela pandemia.

O diretor-presidente da Agáncia, Carlos Alberto de Assis, e os coordenadores da Câmara de Regulação Econômica de Saneamento e da Câmara Técnica de Saneamento, Iara Marchioretto e Leandro Caldo, receberam representantes das áreas de administração e planejamento da Sanesul para a entrega do relatório. Com a avaliação, a companhia pode verificar as recomendações apontadas e apresentar um Plano de Melhorias para pontos que precisarem de evolução.

“Estamos muito satisfeitos em estar entre as primeiras agáncias a entregar o resultado desse primeiro ciclo, com antecedáncia de seis meses do prazo, que é dezembro”, destacou o diretor-presidente da Agepan. “Eu conheço bem a empresa, sei do comprometimento com a qualidade e tenho certeza que, além dos itens apontados que já estão em bons ní­veis, esse trabalho vai ajudar muito a gestão na busca da exceláncia. Como regulador, a Agepan é parceira para ajudar a melhorar o serviço que é entregue aos nossos usuários”, frisou.

Realizado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor ígua – INTERíGUAS, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o ACERTAR é resultado da parceria com a Associação Brasileira de Agáncias de Regulação (ABAR) e tem a Agepan como uma das agáncias estaduais pioneiras. A iniciativa aprimora a gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento incluí­das no SNIS, que agora podem ser auditados, de fato, e contribuir para o trabalho de regulação e melhoria da prestação do serviço no Paí­s. Considerando que as agáncias se apoiam no Sistema para suas atividades de regulação e fiscalização, é muito relevante que esses dados sejam precisos.

Metodologia

O método desenvolvido no Projeto ACERTAR é composto pelas etapas de Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, Avaliação de Confiança e Avaliação de Exatidão, terminando na etapa de Certificação.

O projeto iniciou há cerca de dois anos, com formação, qualificação, workshops, treinamentos. Em outubro de 2020, a Agepan deu iní­cio aos trabalhos de Auditoria e Certificação, realizados com equipe própria das duas Câmaras integrantes da Diretoria de Saneamento Básico.  â€œFoi um grande desafio, um trabalho inédito, em meio í s restrições provocadas pela pandemia. Pela primeira vez foi feita uma auditoria remota, e a Sanesul, tanto  Diretoria quanto equipe, nos acolheu, entregou a documentação necessária, fez os testes de controle”, agradeceu a coordenadora Iara.

A gerente de Desenvolvimento Empresarial da companhia, Márcia Helena Santana, destacou que antes do iní­cio da ação da Agepan, coordenadores e gerentes foram capacitados e isso fez com que a metodologia e a responsabilização fossem bem compreendidas internamente. “Capacitamos profissionais da área operacional, da engenharia e comercial e isso favoreceu o entendimento com a Agepan. Quando a Agáncia solicitou as informações de forma gradual, nos facilitou muito”.

Para o diretor de Administração e Finanças da Sanesul, André Luis Soukef, a auditoria promovida pelo ACERTAR vai beneficiar o serviço de saneamento para o Paí­s como um todo, com a uniformidade das informações de todas as companhias e a possibilidade de se fazer comparativos para avaliação e melhoria. “A Sanesul sempre teve compromisso com as informações que passa, mesmo antes desse novo sistema, e temos a meta permanente de ser referáncia. Vislumbramos grandes avanços”, disse.

A reunião de entrega do relatório de auditoria e certificação contou também com as participações do assessor da Presidáncia da Sanesul Edgar Afonso Bento e do assistente da Câmara Técnica de Saneamento da Agepan, Alisson Peixoto.

Fonte: Gizele Oliveira, Agepan

2021-07-27 23:47:00

Sair da versão mobile