Início Notícias Cidades Defensoria de MS realiza mais de 1,3 mil atendimentos em comunidades indígenas

Defensoria de MS realiza mais de 1,3 mil atendimentos em comunidades indígenas

0

A iniciativa aconteceu em Aquidauana, Dourados, Tacuru, Eldorado e Japorã.

Em apenas cinco dias, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atendeu mais de 1.300 assistidos em comunidades indí­genas localizadas em cinco municí­pios. As ações foram realizadas pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indí­genas e da Igualdade Racial e í‰tnica (Nupiir) por meio do projeto de Atendimento Móvel com a Van dos Direitos.

Conforme a coordenadora do Nupiir, defensora pública de Segunda Instância Neyla Ferreira Mendes, a iniciativa aconteceu nos dias 04, 10, 11, 12 e 13 de agosto nos municí­pios de Aquidauana, Dourados, Tacuru, Eldorado e Japorã. “A maioria dos atendimentos está relacionada a documentos pessoais, como RG, CPF e Rani. Em algumas comunidades também fizemos orientações jurí­dicas, ajuizamento de ações e consultas processuais”, destacou a coordenador do Nupiir.

Ailza Cabreira procurou o atendimento móvel para solucionar as cobranças indevidas que tem recebido de uma escola de informática. “Meu filho fez o curso e pagou as aulas até um perí­odo, mas não conseguiu concluir porque eu sou diarista e fiquei com pouco trabalho durante a pandemia. Pedimos para cancelar e não cancelaram. Levaram meu nome na justiça. Tudo o que eu tenho é para comprar gás e pagar a energia de casa”, relatou a assistida í  defensora pública.

Atendimento Móvel
O Atendimento Móvel da Defensoria teve iní­cio em julho deste ano e já atendeu pessoas em situação de rua de madrugada na Capital, comunidades indí­genas, mulheres em regiões periféricas durante o Agosto Lilás e também moradores do Noroeste em Campo Grande.

Fonte: Midiamax

2021-08-25 08:31:00

Sair da versão mobile