Início Notícias Política Em reunião com presidente do Senado e governadores, Reinaldo Azambuja reforça que...

Em reunião com presidente do Senado e governadores, Reinaldo Azambuja reforça que democracia é inegociável

0

Fotos: Pedro Contijo, Senado

Em uma reunião do Fórum de Governadores com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o governador Reinaldo Azambuja fez uma forte defesa, nesta quinta-feira (2), ao regime democrático, com respeito e harmonia entre os poderes, e cobrou do Ministério da Saúde a divulgação de um calendário de distribuição das vacinas contra Covid-19. O encontro foi realizado na residáncia oficial do senador.

“A democracia é inegociável. Temos que ter uma relação de paz com todos os Poderes. Esse foi um dos temas que tratamos na reunião. Também falamos sobre a pandemia, que é preocupante e continua merecendo uma atenção especial não só dos estados, mas também do Ministério da Saúde. Cobramos a divulgação de um calendário para facilitar a vacinação dos vários estados. Saí­mos da reunião com um sentimento muito bom com relação a tensão do Congresso Nacional. Todos caminharam juntos e trataram basicamente da relação de paz com todos os poderes e o fortalecimento do pacto federativo”, afirmou o governador de Mato Grosso do Sul.

Rodrigo Pacheco defendeu diálogo, preservação da democracia e a melhor distribuição de recursos entre União, estados e municí­pios. “Tratamos também de temas que são relativos í  democracia do nosso paí­s. Obviamente que há um esforço concentrado de todos os brasileiros, representados por prefeitos e governadores, deputados federais e estaduais e o Congresso Nacional é peça-chave nisso porque é a Casa do Povo, de representação polí­tica, que simboliza essa vitalidade polí­tica do Brasil, e que tem que estar aberta para ouvir também esses aspectos por parte dos governadores dos estados e do Distrito Federal. E a preservação do estado de Direito, que é a preservação da democracia, tem que ser considerada sim, por todo o Brasil, como um ativo nacional, como um ambiente propí­cio para termos uma evolução do nosso Paí­s, para podermos construir uma sociedade mais justa, mais igual, melhor, que possa ser um ambiente propí­cio para uma ordem e progresso, que está na nossa bandeira. E não há ambiente melhor que a nossa democracia”.

Representando os governadores, Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, também engrossou o coro em defesa í  democracia e í  harmonia entre os poderes. “Existe uma unanimidade que temos que caminhar juntos pela democracia, que devemos caminhar pela democracia, que possa distensionar esse paí­s porque temos reflexo muito ruim, tanto na economia, no encarecimento dos preços dos produtos e a gente busca dissipar esse ambiente trazendo para a serenidade da polí­tica esse estado democrático de Direito”.

Também participaram do encontro os governadores do Espí­rito Santo, Renato Casagrande ; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Pará, Helder Barbalho; e do Piauí­, Wellington Dias.

Fonte: Paulo Fernandes, Subcom

2021-09-02 15:41:00

Sair da versão mobile