Início Notícias Cidades Onde estão as fazendas com gestão mais digitalizada

Onde estão as fazendas com gestão mais digitalizada

0

Um levantamento mostra as regiões onde estão localizadas as propriedades que mais utilizam ferramentas digitais para gerenciamento do negócio rural. O estudo foi realizado pela Aegro,empresa desenvolvedora de tecnologia para gestão de fazendas. As propriedades que mais se destacam estão nas cidades de Caarapó (MS), Trás Pontas (MG), Maracaju (MS), Luí­s Eduardo Magalhães (BA) e Goiânia (GO).

O levantamento abrange a quantidade de atividades feitas com o software da marca, seja pelo celular ou por um computador, desde a rotina agrí­cola até a administração da propriedade. O monitoramento contempla o uso efetivo do sistema na versão completa. A ferramenta hoje está presente em 4,7 mil fazendas do paí­s, com mais de 2 milhões de hectares gerenciados.

As principais funções utilizadas pelos fazendeiros no perí­odo foram financeiras, como o registro de contas a pagar e a receber, inserção de parcelas dos financiamentos tomados, entre outros. Foram mais de 1 milhão de registros apenas relacionados a despesas e receitas das fazendas.

Em seguida estão as atividades agrí­colas, como rotinas operacionais de plantio, colheita e aplicações, com mais de 400 mil registros, e o lançamento de itens como sementes, defensivos, fertilizantes, entre outros (cerca de 238 mil registros). Lançamentos de abastecimento e manutenções de máquinas também foram bastante efetuados pelos produtores rurais, com quase 200 mil registros no sistema de gestão agrí­cola.

O levantamento mostra ainda que, quanto maior a área da fazenda, maior a tendáncia de compartilhamento no uso das ferramentas disponí­veis no sistema de gestão. Fazendas com até 500 hectares tám em média dois responsáveis pela alimentação e acesso ao aplicativo. Na faixa de até 1 mil hectares, essa média sobe para trás. Já nas propriedades rurais entre 5 mil e 10 mil hectares, são 12 usuários – volume que chega a 26 quando a fazenda tem uma faixa de tamanho acima disso.

No ranking das cidades com as fazendas que concentram operações mais digitalizadas estão ainda Balsas (MA); Guarapuava (PR); Sorriso (MT); Castro (PR); São Paulo (SP); Uberlândia (MG); Primavera do Leste (MT); Campo Verde (MT); Garibaldi (RS); Monte Aprazí­vel (SP); São Miguel do Guaporé (RO); Barueri (SP); Trás de Maio (RS); Araguari (MG); Rio Verde (GO).

Se as fazendas digitalizadas estão em cidades do interior, principalmente, os registros das atividades e o acompanhamento da rotina operacional da propriedade nem sempre é feito diretamente do campo, mas também a partir do escritório.  

No monitoramento de uso geral São Paulo (SP) figura como a cidade com mais usuários ativos do sistema de gestão (são 879), seguido por Brasí­lia (DF), com 768, Porto Alegre (RS) com 728, Luí­s Eduardo Magalhães (BA) com 621 e Goiânia (GO) com 587. 

Fonte: Agrolink

2021-09-15 08:56:00

Sair da versão mobile