Início Notícias Cidades Em workshop da Aneel, Reinaldo Azambuja apresentará modelo inovador para aumentar oferta...

Em workshop da Aneel, Reinaldo Azambuja apresentará modelo inovador para aumentar oferta de energia em MS

0

Com o objetivo de apresentar um modelo inovador de Mato Grosso do Sul para aumentar oferta de energia elétrica, o governador Reinaldo Azambuja aceitou o convite do diretor da Aneel (Agáncia Nacional de Energia Elétrica) Hélvio Neves Guerra para participar do 2° Workshop Inventário Hidrelétricos Participativos, que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, com a presença do ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Guerra fez questão de entregar o convite pessoalmente, nesta quinta-feira (16), em audiência na governadoria.

“A razão principal do convite para o governador Reinaldo Azambuja é o fato de que esse processo todo dos inventários das usinas hidrelétricas foi iniciado aqui em Mato Grosso do Sul. Então, a participação dele é muito importante para que apresente um depoimento de como isso aconteceu, quais foram os benefí­cios do Estado com esse tipo diferente de fazer inventários hidrelétricos. Essa é a razão do convite, que o governador aceitou. Ele vai participar do evento para que possa mostrar para outros estados que benefí­cios podem obter”, contou o diretor.

No encontro, Reinaldo Azambuja conversou com o Hélvio Guerra também sobre os desafios que o Brasil está enfrentando com a pior seca dos últimos 91 anos e a importância da ampliação de oferta de geração de energia elétrica.

De acordo com o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o inventário participativo foi desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Aneel na bacia do Rio Pardo facilitando investimentos para a ampliação da geração de energia elétrica.

“O convite da Aneel foi para que a gente possa participar do seminário mostrando como foi a experiáncia de Mato Grosso do Sul e como ela foi inovadora, inédita naquele momento, e como essa experiáncia pode ser ampliada e virar investimentos hidrelétricos no Estado, contribuindo para aumentar a oferta de energia elétrica. Mato Grosso do Sul tem um procedimento que avançou muito rapidamente e que concilia o interesse do empreendedor, o interesse ambiental – que é questão fundamental nesse processo -, e o interesse de aumentar a oferta de energia elétrica”, explicou Verruck. 

Mato Grosso do Sul também tem se destacado no incentivo ao uso de energias limpas e renováveis. Entre os projetos em execução no Estado está o Ilumina Pantanal, que está levando energia elétrica, principalmente por meio de painéis solares fotovoltaicos, para cerca de cinco mil pessoas que vivem em áreas remotas do bioma e que não contavam com o serviço.

Além do governador Reinaldo Azambuja, do secretário Jaime Verruck e do diretor da Aneel Hélvio Neves Guerra, a reunião desta quinta-feira contou com as presenças das assessoras da Agáncia Larissa Mamed Bomfim Brandini e Ludimila Lima da Silva.

Serviço – O workshop será realizado de forma hí­brida, com participações presenciais e remotas, como medidas de biossegurança. A participação do governador Reinaldo Azambuja será por videoconferáncia, no dia 23, na abertura (das 13h í s 14h, no fuso horário de MS), e na Mesa de Debate ;Referáncias em Inventários Hidrelétricos Participativos – avanços obtidos;, das 14h45 í s 16h30 (MS).

Já o secretário Jaime Verruck participará da Mesa de Debate ;Como Operacionalizar o desenvolvimento de inventários participativos? – parte 1;, no dia 24, das 13h í s 15h15 (MS). 

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Aneel no Youtube: www.youtube.com/aneel.

Fonte: Paulo Fernandes, Subcom

2021-09-16 23:21:00

Sair da versão mobile