Início Notícias Educação Paranhos serve alimentação saudável aos alunos da rede municipal

Paranhos serve alimentação saudável aos alunos da rede municipal

0

Refeições de qualidade, preparadas com orientação de nutricionista, são servidas em todas as escolas e centros de educação infantil.

Fotos: Assessoria

Desde o iní­cio da sua gestão o prefeito de Paranhos, Donizete Viaro (MDB), demonstrou atenção a qualidade da alimentação servida a todos os alunos que estudam nas escolas urbanas e rurais e nos centros de educação infantil. Com uma equipe de merendeiras capacitadas através de cursos oferecidos pelo municí­pio e sob orientação de uma profissional nutricionista, as refeições servidas são variadas, saudáveis e nutritivas.

Neste dia 21 de outubro quando se comemora o Dia Nacional da Alimentação Escolar, o prefeito Donizete Viaro destacou que Paranhos conta com uma equipe de profissionais preparada exclusivamente para preparar e servir refeições de qualidade para os alunos da rede municipal. “A alimentação escolar é fundamental para o bom desenvolvimento de todas as crianças, que aprendem no ambiente escolar os bons hábitos alimentares e serão no futuro jovens e adultos com mais qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Falando a respeito da alimentação nas escolas, a secretária municipal de Educação de Paranhos, Antônia Zagonel, informou que o municí­pio, que já recebeu Prámio Gestor eficiente em merenda escolar tem orgulho de manter viva a tradição de qualidade e comprometimento. Embora o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repasse recursos financeiros, a Prefeitura entra com uma contrapartida substancial para aquisição de alimentos adequados e saudáveis. A secretária disse que atualmente é atendido um contingente de 3.743 alunos, distribuí­dos entre 7 escolas rurais, 5 escolas urbanas sendo 3 Centros de Educação Infantil e 2 escolas.

Secretária municipal de Educação de Paranhos, Antônia Zagonel, ladeada pelas nutricionistas Liliane Cintra e Miriany Alves,

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante o repasse de verbas para a compra de merenda nas escolas públicas brasileiras. A nutricionista Liliane Cintra Luzia Konell, que é responsável pela elaboração do cardápio servido aos alunos, disse que convém ressaltar, a princí­pio, que uma alimentação balanceada pode potencializar o aprendizado dos alunos. A taxa do metabolismo basal que consiste na quantidade mí­nima de nutrientes para o funcionamento das funções vitais do corpo humano chega a ser 20% maior nas crianças quando comparado ao dos adultos.

Liliane fala que a alimentação nestas escolas visa garantir uma refeição de qualidade, variada, para contribuir para uma alimentação saudável dos mesmos. O processo de gestão se inicia na aquisição, quando são incluí­dos alimentos da agricultura familiar, garantindo qualidade na refeição e gerando renda para agricultores e suas famí­lias, promovendo o desenvolvimento local sustentável.

Os cardápios, segundo a nutricionista, são elaborados atendendo os requerimentos nutricionais, que são pré-determinados pela legislação, garantindo o aporte de proteí­nas, vitaminas e demais nutrientes. Além dessa atribuição, diz Liliane, como nutricionista ela atua na atenção a crianças com necessidades alimentares especí­ficas, realiza atividades de Educação Alimentar e Nutricional, avalia o estado nutricional e promove as devidas adequações, quando necessário.

De acordo com ela, a Gestão Municipal e a Secretaria de Educação não medem esforços para atender í s demandas. “Sempre buscando o aperfeiçoamento, tem uma parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados, que proporcionou curso de

higiene na manipulação de alimentos para merendeiras, curso de aperfeiçoamento de 160 horas para Nutricionista e evento com participação da secretária de Educação”, destaca.

Fonte: Assessoria

2021-10-21 15:13:00

Sair da versão mobile