Início Cidades Caarapó Unidade Móvel do Hospital de Amor atende em Caarapó até sexta-feira (29)

Unidade Móvel do Hospital de Amor atende em Caarapó até sexta-feira (29)

0

Unidade Móvel do Hospital de Amor tem equipamentos de última geração para realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Foto: Divulgação

Até sexta-feira (29), moradoras do municí­pio de Caarapó tám atendimento gratuito na Unidade Móvel do Hospital de Amor, que está instalada na Praça Central da cidade e resulta de parceria com a prefeitura municipal e Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS. No local estão sendo realizados exames gratuitos de rastreio de câncer de mama e do colo do útero.

A Secretaria Municipal de Saúde convoca as mulheres previamente cadastradas nas unidades básicas de saúde para comparecer í  praça para a realização dos exames da mamografia digital ou da coleta do Papanicolau. Devido ao protocolo de prevenção da Covid-19, o número de atendimentos na unidade móvel foi reduzido a 50%, serão realizadas em média 40 mamografias e 60 coletas de preventivo do Colo de íštero por dia.

Para a realização do exame preventivo Papanicolau, as mulheres precisam ter entre 25 e 64 anos e ter um ano de intervalo do último exame. Já para a mamografia é necessário ter entre 50 e 69 anos, com dois anos de intervalo do último exame.

Esses exames possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, possibilitando tratamentos muito mais rapidamente, menos agressivos e aumentando de forma exponencial as chances de cura.

O Hospital de Amor segue protocolos internacionais, oferecendo um atendimento integral e humanizado í s pacientes, com segurança e qualidade.

A unidade móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolau, para realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

A vinda da Unidade Móvel do Hospital de Amor a Caarapó integra as ações do Outubro Rosa, desenvolvidas no municí­pio pela Secretaria Municipal de Saúde com objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no iní­cio da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria

2021-10-28 08:46:00

Sair da versão mobile