Início Notícias Cidades Celebração de 24 milhões de árvores plantadas na região lindeira ao Lago...

Celebração de 24 milhões de árvores plantadas na região lindeira ao Lago de Itaipu ocorreu em área binacional

0

Fotos: Carina Yano/Semcos

O Governo de Mundo Novo e Itaipu Binacional celebraram na última quarta-feira, a campanha das 24 milhões de árvores plantadas nos 16 muní­cipios lindeiros desde 1975.

A ação foi realizada no Refúgio Biológico Maracaju, que integra dois paí­ses, Brasil e Paraguai – nos municí­pios de Salto del Guairá e Mundo Novo.

A equipe técnica da Itaipu e funcionários da Emafi, estiveram presentes no plantio simbólico de várias espécies de mudas: ipás roxo e amarelo, peroba, ingá, jabuticaba etc.

O local do refúgio foi nomeada por “Maracajú”, porque naquela área inicia-se a Serra Maracajú que se estende até Alcinópolis, norte do MS. Uma divisão entre o estado da bacia do paraná com a bacia do Paraguai a ní­vel de Mato Grosso do Sul.

Desde 1996, o espaço foi reflorestado por vários servidores da época. Para ser feito o primeiro plantio deste ano, foi escolhido o servidor aposentado, José Rodrigues, que contribuiu com a plantação de várias árvores durante 25 anos, em uma área de aproximadamente 1,400 hectares.

Segundo a gerente da divisão de áreas protegidas da Itaipu, Liziane Kadine, o plano foi construí­do a longo prazo, sendo fundamental para maior vida útil do reservatório – tendo relação direta com a segurança hí­drica. Consequentemente, havendo reflexo no território brasileiro e paraguaio. 

O espaço também contém uma trilha que se estende por todo o refúgio, mirador de aves e uma doca para observação. Os visitantes interessados em conhecer, conseguem ter acesso apenas pela cidade de Salto Del Guairá, através do agendamento: 595 61 599 8040/8094.

A comitiva de Mundo Novo foi formada pela vice-prefeita Rosaria Andrade, vereadores Kaudi Filho e Eliete Tell, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Eustáquio, secretária de Educação (Semed) Lurdes Dias, diretor de Meio Ambiente Teodoro Menezes, coordenador de Programas e Projetos da Semed, Thiago Couto e o gerente da UEMS, Leandro Marra.

Fonte: Carina Yano/Semcos

2021-10-29 08:39:00

Sair da versão mobile