Início Notícias Saúde MS começa nesta quinta-feira vacinação da dose reforço da Janssen

MS começa nesta quinta-feira vacinação da dose reforço da Janssen

0

Para receber o reforço, é preciso aguardar o intervalo mí­nimo de dois meses após a D1. – Marcos Ermí­nio/MidiamaxAs 200 mil doses da vacina da Janssen chegaram a Mato Grosso do Sul nesta manhã e a aplicação do reforço começa na quinta-feira (9) nos municí­pios. Cidades como Campo Grande e Corumbá já confirmaram o iní­cio da aplicação da dose de reforço, tarefa que deve ser cumprida em municí­pios de todo o Estado. A aplicação da D2 de Janssen deve ser homóloga ou seja, é feita em quem tomou a primeira dose do mesmo imunizante. Para receber o reforço, é preciso aguardar o intervalo mí­nimo de dois meses após a D1. 

Ao todo, Campo Grande recebeu 33.240 doses da vacina da Janssen nesta tarde. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a aplicação do reforço começa na quinta (9) í  tarde, de acordo com a data de aplicação da segunda dose. O calendário completo com os públicos e os locais de imunização deve ser divulgado nas redes sociais da Sesau no fim da tarde.

Corumbá é outra cidade que já confirmou o iní­cio da aplicação do reforço. A Prefeitura de Corumbá anunciou que a vacina da Janssen será disponibilizada nesta quinta (9) para pessoas com 30 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose há pelo menos dois meses. O municí­pio ainda ressalta que a Janssen é contraindicada para gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto). Confira os locais aqui. 

As 200.200 doses da vacina Janssen chegaram na manhã desta quarta-feira (8), sendo que metade fica com a região de fronteira em MS. As doses começaram a ser distribuí­das a partir das 13h30 na Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica) em Campo Grande. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 100.030 doses da vacina Janssen serão distribuí­das para os seguintes municí­pios de fronteira: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

“Os demais quantitativos, 100.170 doses da Janssen, serão distribuí­das proporcionalmente para os demais municí­pios do Estado para a imunização da população acima de 18 anos”, explicou o secretário estadual de saúde Geraldo Resende.

Campo Grande prepara calendário para reforço com Janssen

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou queo calendário de vacinação para a dose de reforço será divulgado. Ainda sem definição de qual público iniciará a imunização, a secretaria adiantou que as doses estão disponí­veis nos mesmos locais onde seguem as aplicações das demais vacinas. Nesta quarta-feira, 43 unidades vacinam os moradores.

Dados do Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 10,10% da população foi vacinada com a Janssen, considerando a população apta a vacinar, ou seja, a partir dos 12 anos. Campo Grande foi a cidade que mais aplicou doses da vacina, foram 45.539 pessoas vacinadas. Agora, a cidade precisa receber o mesmo quantitativo de doses para conseguir aplicar a 2ª dose na população.

Estudo com Janssen apontou eficácia de 90% contra mortes em MS

Depois de vacinar a população adulta nas 13 cidades de fronteira de Mato Grosso do Sul com a dose da vacina Janssen, o estudo de imunização em massa teve resultados divulgados. Os resultados foram positivos: o imunizante tem eficácia de 90,5% contra mortes por covid

A vacina americana da Janssen foi utilizada para estudo epidemiológico conduzido pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Júlio Croda. Todos acima de 18 anos, que ainda não tinham sido vacinados com outros imunizantes, tiveram a oportunidade de receber dose da Janssen nas cidades de fronteira. 

A eficácia da vacina da Janssen contra casos sintomáticos de covid foi de 50,9% após 28 dias da aplicação. O estudo ainda aponta uma eficácia de 72,9% contra hospitalizações e 92,5% para internações em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). As análises ainda mostraram ótimos resultados sobre os efeitos da vacinação no caso de mortes por coronaví­rus, com uma eficácia de 90,5%. 

Fonte: Midiamax

2021-12-09 09:26:00

Sair da versão mobile